Birmingham pode banir carros do centro da cidade para diminuir poluição
O conselho da cidade de Birmingham, na Inglaterra, vem estudando maneiras para diminuir a poluição e reduzir o congestionamento, o que podem afetar diretamente os motoristas. A ideia é que, desta forma, o transporte público, as caminhadas e o uso de bicicletas sejam mais valorizados.
Sob as propostas, nenhum veículo particular poderia viajar pelo centro da cidade e só poderia entrar e sair por determinadas áreas. O transporte público seria a primeira opção para viagens dentro e fora da região central
Uma das propostas é de deixar os túneis no centro de Birmingham apenas para ônibus, sendo proibido a carros privativos. Políticos contrários às medidas acreditam que isso vai destruir empregos e empurrar congestionamento e poluição para as áreas residenciais que cercam o centro.
Embora os motoristas ainda pudessem dirigir para dentro do centro a partir de certas vias, eles teriam que sair usando obrigatoriamente um anel viário, e não poderiam circular pelo centro.
"Os carros não serão mais reis na cidade, os sistemas de transporte público se tornarão reis", disse o conselheiro Waseem Zaffar, membro do gabinete de transporte e meio ambiente.
A cidade já recebeu um "aviso final" para melhorar sua qualidade do ar e pretende introduzir uma zona de ar limpo este ano, mas essas propostas vão mais longe. A poluição do ar é amplamente considerada uma crise de saúde pública em Birmingham, que contribui para 900 mortes prematuras por ano na cidade.
As medidas são projetadas para reduzir o impacto ao meio ambiente, como parte do compromisso do conselho de se tornar uma cidade neutra em carbono até 2030, eliminar o perigo nas estradas e revitalizar o centro da cidade, segundo os responsáveis.
A previsão é que a proposta seja analisada no dia 28 de janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.