Conheça o SUV que a Kia lança no 2º semestre para peitar Creta e Renegade
A categoria de automóveis que mais cresce é a de SUVs compactos e a Kia não quer ficar fora desse filão. A marca sul-coreana terá um modelo do segmento no País, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, conforme revelou a UOL Carros José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
O executivo não disse o nome do modelo, mas deu informações suficientes para cravarmos qual é.
"Nós estamos acertando detalhes para um novo carro, que já está em produção e é pequeno", disse Gandini à reportagem, durante o evento de lançamento do hatch Rio, em Guarulhos (SP).
"É um carro que já existe em outros mercados. Terá motor 1.4 turbo GDI, com injeção direta e vai ser muito bacana. É um carro para o segundo semestre, mais para o final do ano", complementou, acrescentando que não se trata do Stonic, que teve pelo menos um exemplar trazido ao Brasil.
"O Stonic nós trouxemos, a Kia achou que existiria uma possibilidade, mas não é esse carro. Não liberaram a exportação para o Brasil. A grande verdade é essa", declarou Gandini, segundo o qual o novo utilitário esportivo foi projetado para mercados emergentes, como o nosso, e não é produzido no México - o Rio e o Cerato comercializados no Brasil são importados desse país.
Juntando todas as informações, podemos dizer que o SUV pequeno que a Kia irá lançar aqui é o Seltos, apresentado em junho do ano passado na Índia, onde é produzido, e que também apareceu no Salão de Los Angeles (EUA), em novembro de 2019.
Produzido sobre a mesma base do Hyundai Creta, o Seltos mede 4,31 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,64 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos, enquanto o porta-malas traz capacidade para 433 litros de bagagens. São medidas muito parecidas com as do Creta.
Dependendo da configuração, conta com faróis full-LED divididos em duas seções, grade com moldura cromada e lanternas traseiras horizontais, também de LEDs, unidas por molduras e barras cromadas.
Por dentro, pode ser equipado com central multimídia em tela "flutuante" tátil de 10,25 polegadas, luzes ambientes no painel das portas que variam de acordo com a música, sistema de som Bose com oito alto-falantes, "head-up display" de oito polegadas e ar-condicionado digital.
Mecânica mais moderna que a do Creta
Mas o que fará o Seltos se diferenciar do Creta é o conjunto mecânico: enquanto o Hyundai hoje é vendido com motores aspirados de 1,6 e dois litros, com transmissão manual ou automática de seis marchas, o "primo" da Kia terá sob o capô, conforme antecipado por Gandini, uma unidade 1.4 turbinada, disponível no mercado indiano.
Essa motorização conta também com injeção direta de gasolina e é capaz de render, na configuração para aquele mercado, 142 cv de potência e 24,6 kgfm de torque, disponíveis a apenas 1.500 rpm. A transmissão é automatizada de sete marchas com dupla embreagem e a tração, dianteira.
Com esse conjunto mecânico, os preços na Índia começam no equivalente a R$ 90,2 mil.
Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.