Placa Mercosul: Fabricantes entram no STF para suspender novo formato
A Associação Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (Anfapv) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para suspender a obrigatoriedade da Placa Mercosul, que encontra-se vigente desde a última sexta-feira, dia 31/1.
A Anfapv é contra o artigo 10 da resolução, que diz que a fabricação e a estampagem das placas será realizada por meio do credenciamento de empresas interessadas sem licitação. A associação alega que o emplacamento é parte da fiscalização de trânsito, de responsabilidade do governo.
"Presumindo que o credenciamento é livre a todos que preencham as condições, a partir de agora, qualquer cidadão poderá fabricar, estampar e emplacar o seu próprio veículo, bastando que efetive seu credenciamento", disse a Anfapv em comunicado.
Com isso, de acordo com a associação, os Departamentos de Trânsito estaduais estariam estabelecendo procedimentos de contratação ilegal e inconstitucional. Isso permitiria a instalação de placas de identificação fora das normas estipuladas.
Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.