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Carro do futuro será tão conectado que dispensará celular, diz especialista

Conectividade veicular será tão avançada que smartphones serão dispensáveis - Divulgação
Conectividade veicular será tão avançada que smartphones serão dispensáveis
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Conectividade a bordo permitirá baixar aplicativos no próprio carro
  • Modelos da Chevrolet, como Cruze e Onix, já oferecem internet a bordo
  • Centrais multimídia podem fornecer dados que são repassados a empresas

Parear o telefone celular na central multimídia pode se tornar coisa do passado dentro de alguns anos. É o que afirma Antonio Azevedo, CEO da LogiGo, empresa especializada no desenvolvimento de centrais multimídia para veículos.

"Acredito que os celulares não serão mais necessários com o passar do tempo. Hoje alguns carros já trazem chips de dados para acessar a internet e a tendência é que existam lojas virtuais nas quais você conseguirá baixar aplicativos para usar no veículo", prevê.

Para justificar sua análise, Antonio citou os exemplos dos novos Chevrolet Cruze e Onix, que trazem internet 4G a bordo por meio de uma parceria firmada com a Claro.

Além de possibilitar roteamento de internet para até sete dispositivos móveis, a rede móvel é nativa, ou seja, funciona sem a necessidade de um smartphone. O cliente pode optar por três pacotes de dados, sendo que o mais barato deles oferece 2 GB por R$ 29,90 mensais Por meio da internet a bordo o usuário também poderá realizar eventuais atualizações de software da central multimídia e baixar aplicativos.

Vendendo o peixe

Outra prática ainda rara que deve se tornar comum no futuro é a propaganda nos aplicativos, especialmente aqueles que servem para driblar o trânsito. Por meio deles é que a LogiGo pode construir um banco de dados para mapear o perfil dos proprietários de determinado veículo, por exemplo.

"Hoje conseguimos coletar uma série de informações dos clientes e repassá-las às montadoras ou anunciantes que tenham interesse. É possível realizar ações de propaganda na própria tela da central multimídia e o retorno de cada ação é dividido entre montadora, anunciante e nós", revelou Antonio.