Topo

EcoSport, Tiggo 2, WR-V... Veja quais são os rivais do novo Renault Duster

Fernando Miragaya

Colaboração para o UOL, em Foz do Iguaçu (PR)

05/03/2020 04h00

O novo Renault Duster traz importantes mudanças, como o estilo repaginado e uma lista de equipamentos mais generosa em todas as versões. Os preços também não aumentaram muito: os valores do novo Duster variam de R$ 71.790 a R$ 87.490 - ante R$ 72.990 a R$ 86.990 pedidos pelo modelo anterior.

Assim, o Duster se posiciona como uma opção mais interessante no segmento de SUVs compactos de entrada, onde também figuram modelos como Ford EcoSport, Caoa Chery Tiggo 2 e Honda WR-V. Nas versões mais caras, o Duster também concorre com as configurações de entrada de SUVs mais vendidos, como Jeep Renegade e Nissan Kicks.

Para você entender quem concorre com quem, UOL Carros lista a seguir os rivais de cada versão do novo Duster por faixa de preço e o que cada um deles traz de conteúdo e motorização.

+ Renault Duster Zen: R$ 71.790 (MT)

Itens de série: controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, direção elétrica, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, sistema start-stop, chave do tipo canivete, computador de bordo, rádio AM/FM

Principais rivais:

Peugeot 2008 Allure AT: R$ 69.990 / Citroën C4 Cactus Live: R$ 71.090 / Caoa Chery Tiggo 2 Act AT: R$ 72.990 / Ford EcoSport SE: R$ 74.090 (MT)

A versão de entrada Zen traz o preço como principal atrativo. Por quase R$ 72 mil, ele sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sistema start-stop, coluna de direção com regulagens de altura e de profundidade e ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.

O Tiggo 2 deixa o Duster para trás ao trazer itens presentes apenas nas versões mais caras do novo SUV da Renault, como piloto automático, bancos de couro, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e teto solar. O modelo da Chery, porém, vem com um motor mais fraco, um 1.5 que entrega até 115 cv e 14,9 kgfm quando abastecido com etanol. Existe outro importante diferencial a favor do chinês, que é o câmbio automático - Duster e EcoSport saem de fábrica com câmbio manual.

Já o EcoSport supera o concorrente direto tanto em desempenho (o bom motor 1.5 de três cilindros rende até 137 cv) e no conteúdo por vir de fábrica com a central multimídia SYNC 2.5 com tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay. O C4 Cactus tem uma proposta parecida com a do Duster, embora seja menor e tenha menos espaço interno.

Só que, de todos os concorrentes aqui alinhados, o Peugeot 2008 Allure é o dono da melhor relação custo-benefício. Por R$ 69.990, ele traz airbags laterais, piloto automático, central multimídia e câmbio automático, itens ausentes no Duster Zen.

+ Renault Duster Zen CVT: R$ 77.790

Itens de série: controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, direção elétrica, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, sistema start-stop, chave do tipo canivete, computador de bordo e rádio AM/FM.

Principais rivais:

Jeep Renegade STD AT: R$ 79.290 / Ford EcoSport SE AT: R$ 79.990 (AT)

Quem procura um SUV compacto equipado com câmbio automático encontra no Duster Zen uma boa opção. Isso porque Jeep Renegade STD e Ford EcoSport SE são mais caros. Na lista de equipamentos de série, o representante da Jeep se sobressai pelo piloto automático, mas fica devendo o assistente de partida em rampas. O Eco, por sua vez, vem com central multimídia.

+ Renault Duster Intense: R$ 83.490 (CVT)

Itens de série: mesmos da versão Zen mais ar-condicionado digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático, faróis de neblina e central multimídia EasyLink.

Principais rivais: Citroën C4 Cactus Feel AT: R$ 83.090 / Honda WR-V EX: R$ 84.800

Não há muita concorrência para o Duster na versão Intense. O C4 Cactus Feel oferece faróis de neblina, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas, itens também presentes no modelo. O SUV da Citroën tem um motor 1.6 de 118 cv e 16,1 kgfm, evolução do veterano conjunto que equipava Peugeot 206 e Citroën C3 no passado.

Se não conta com o mesmo prestígio no mercado, pelo menos o WR-V EX traz uma lista de equipamentos um pouco mais generosa do que o Duster Intense. O modelo da Honda conta com airbags laterais, ar-condicionado digital. Piloto automático, câmera de ré e central multimídia estão presentes nos dois carros. O WR-V traz um motor 1.5 de até 116 cv com etanol.

+ Renault Duster Iconic: R$ 87.490 (CVT)

Itens de série: mesmos da versão Intense mais câmeras com visão em 360 graus, alerta de pontos cegos, sensor de luminosidade, chave presencial do tipo cartão, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e apoio de braço entre os bancos dianteiros.

Principais rivais: Ford EcoSport Freestyle AT: R$ 86.090 / Nissan Kicks 1.6 S CVT: R$ 86.990

A versão mais cara do Duster supera o EcoSport Freestyle no conteúdo, já que oferece itens inexistentes no concorrente. Tome nota: alerta de pontos cegos, câmera com visão em 360 graus, rodas de liga leve de 17 polegadas e chave presencial não podem ser encomendados no modelo da Ford.

A superioridade fica mais evidente frente ao Kicks, já que apenas a versão de entrada do SUV da Nissan se equipara ao valor do Duster Iconic. Assim, o Kicks não consegue igualar o conteúdo oferecido no lançamento da Renault: apenas piloto automático, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas estão presentes nos dois modelos.

Existem, porém, outras semelhanças entre eles: o motor 1.6 é praticamente igual ao SCe que equipa o Duster, embora no Kicks a potência seja menor: são 111 cv contra 120 cv, ambos com etanol nos tanques. A transmissão CVT também é compartilhada entre eles.