Nivus: VW exibe central multimídia inédita com streaming feita no Brasil
A Volkswagen apresentou hoje um vídeo exibindo uma das atrações do Nivus, SUV compacto com perfil de cupê que a marca alemã lança no Brasil ainda neste ano. Trata-se da nova central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil e que traz o serviço VW Play.
Conforme texto divulgado pela montadora, o recurso vai oferecer "uma nova era em conectividade, streaming e serviços", indicando que, de alguma forma, o Nivus terá acesso à internet - só não sabemos ainda se contará, a exemplo dos novos Chevrolet Onix e Onix Plus, com 4G e Wi-Fi dedicados.
Motivo de orgulho de Pablo Di Si, o presidente da Volkswagen na América Latina, o sistema multimídia desenvolvido aqui também irá equipar veículos da montadora comercializados em mercados como o Europeu.
Não por coincidência, o Nivus, igualmente criado pelo time brasileiro da VW, será o primeiro modelo da marca desenvolvido aqui a ser fabricado e vendido também no continente europeu.
Construído sobre a mesma plataforma modular MQB A0 utilizada no Polo e no T-Cross, o novo modelo será produzido em São Bernardo do Campo (SP), de onde será exportado para mercados da América Latina - além de abastecer o Brasil.
Em dezembro passado, Di Si apresentou para jornalistas um vídeo e outros detalhes a respeito do Nivus, mas o SUV propriamente dito não foi mostrado.
Confira abaixo, em tópicos, o que já sabemos a respeito do Nivus.
1 - Será maior do que o Polo e menor do que o T-Cross
De acordo com Pablo Di Si, a Volkswagen ainda não definiu posicionamento de preço para o Nivus, tampouco as medidas do carro, como comprimento, distância entre-eixos e capacidade do porta-malas. Porém, o executivo confirmou que terá porte e espaço para bagagens maior do que o do Polo, do qual é derivado. Di Si também não confirmou que será mais barato do que o T-Cross, o que faria da novidade o utilitário esportivo mais acessível da VW no País.
A julgar pelo posicionamento dos SUVs cupê de marcas premium, não irá surpreender se o Nivus for vendido a preços um pouco maiores do que os do Polo.
"É um novo segmento, conceitualmente é um carro um pouco mais baixo que um SUV e muito mais alto do que um sedã. Se você olha a silhueta, tem carros premium nesse estilo. E hoje eu tenho um carro em uma faixa de preço democrática, muito mais barato que um carro de um segmento super premium", diz o presidente da VW.
"É um pouco menor que o T-Cross", definiu. Considerando o porte, admitiu, ocuparia o espaço de peruas como VW SpaceFox e SpaceCross, que já saíram de linha. "O porta-malas será maior do que o do Polo".
A título de referência, hoje o T-Cross tem preços sugeridos entre R$ 84.990 e R$ 109.990, sem incluir opcionais nem o custo da pintura. O porta-malas tem capacidade para 373 litros com o banco traseiro na posição normal.
2 - Nivus é ideia brasileira "comprada" pelos alemães
Pablo Di Si destaca que a todo o projeto do Nivus foi tocado por designers e engenheiros da Volkswagen do Brasil e acabou agradando a alta cúpula da VW na Alemanha. Tanto que será o primeiro projeto nacional da marca que será também produzido e comercializado em solo europeu. Mais precisamente, em Pamplona, na Espanha, conforme antecipou Ricardo Ribeiro, colaborador de UOL Carros, quando o repórter viu o SUV cupê na Alemanha, em agosto.
Em 2005, o Fox, projeto brasileiro, foi vendido na Europa, mas apenas via exportação.
Ainda em fase de desenvolvimento, o Nivus, então chamado internamente de New Urban Coupe, foi motivo de visita de membros do conselho mundial da Volks à fábrica de São Bernardo do Campo no ano passado.
Ralf Brandstätter, chefe mundial de operações da VW, conferiu o projeto ao vivo e gostou do que viu. O carro foi levado para clínicas com clientes na Alemanha e lá recebeu o sinal verde.
"Imagina o orgulho do time. Vem aqui o conselho mundial e pela primeira vez pegam nosso carro e levam para produzir na Europa. Até três anos atrás nós trazíamos projetos da Alemanha, exclusivamente", conta Di Si.
3 - Multimídia brasileira para exportação
Além do carro em si, coube à filial brasileira da Volkswagen desenvolver uma nova interface multimídia especificamente para o Nivus, que vai equipar outros modelos da montadora, inclusive no mercado europeu, com produção no Velho Continente.
"Não se trata apenas de uma tela maior. São a aparência, os comandos e a ergonomia. Botões, formas, acessos, até esses detalhes também foram testados com o consumidor", disse o presidente da VW para a América Latina na ocasião da primeira apresentação do Nivus na Alemanha.
4 - Estreia de novo logotipo e volante do Golf 8
Outro detalhe divulgado em agosto, lá na Alemanha, é que caberá ao novo SUV cupê da VW o papel de ser o primeiro modelo da marca no Brasil a trazer o novo logotipo, apresentado recentemente no Salão de Frankfurt, na Alemanha.
Na apresentação de ontem, um slide exibiu uma foto da cabine, revelando que, além do logotipo redesenhado, o Nivus terá o volante que estreou na oitava geração do Golf, apresentada em outubro. A imagem, embora pequena, evidencia que o SUV cupê terá cabine diferente daquela vista no T-Cross, com saídas de ar com outro formato e em posições diversas, além da nova central multimídia já citada.
5 - Lançamento no Brasil será por volta do 2º semestre
Pablo Di Si ainda faz segredo a respeito da data de lançamento do Nivus, limitando-se a dizer que será em 2020. Conforme apurou o colaborador Ricardo Ribeiro na Alemanha, a estreia do SUV cupê em solo brasileiro seria em maio, mas deverá ser adiada para o segundo semestre.
Essa será a estreia mundial do modelo, uma vez que sua produção e lançamento em solo europeu vão acontecer depois, em data ainda desconhecida.
6 - Modelo brasileiro será igual ao europeu
O presidente da Volkswagen para a América Latina disse também que o Nivus, uma criação brasileira feita sobre a plataforma global do Polo, será o mesmo aqui e também na Europa e outros mercados, inclusive no que se refere ao porte. Vale lembrar que o T-Cross brasileiro tem a mesma distância entre-eixos do Virtus (2,65 m), enquanto o europeu mede o mesmo que o Polo (2,56 m).
O que pode mudar em relação ao carro que será fabricado na Europa é o nome, diz Pablo Di Si.
7 - Nivus demandou investimento de R$ 2,4 bilhões no Brasil
Segundo a VW informou no evento realizado em Wolsburg, o desenvolvimento e a produção do Nivus demandaram um aporte de R$ 2,4 bilhões nas fábricas da empresa em São Paulo. O investimento integra o total já anunciado de R$ 7 bilhões para 20 novos modelos no País, 13 com produção nacional, até 2020.
Esses R$ 2,4 bilhões também foram direcionados à fábrica de motores de São Carlos (SP), que será duplicada. Os virabrequins, antes importados da Alemanha, serão feitos na unidade no interior paulista.
A maior parte dos recursos, porém, será mesmo destinada a São Bernardo do Campo.
8 - Personalidade própria
O vídeo do Nivus traz informações cruciais a respeito do design do modelo. Ele não será meramente uma versão cupê do T-Cross: terá dianteira própria, com faróis, para-choque e grade exclusivos, conferindo um visual mais ousado e esportivo.
A traseira, naturalmente, traz caimento maior do teto e tampa do porta-malas que se projeta bem além das rodas, fazendo o vidro ficar bem mais inclinado. O balanço traseiro (distância entre o eixo e a extremidade do para-choque) é maior do que o do T-Cross, sugerindo que o porta-malas poderá ser até maior.
Por outro lado, as lanternas também trazem desenho exclusivo, ladeando uma superfície com acabamento preto brilhante na parte central da tampa traseira. A novo logotipo da VW será centralizado nessa peça, indicando que o nicho da placa ficará posicionado no para-choque. A tampa do porta-malas também terá um aerofólio, igualmente com acabamento "black piano".
"Esse aqui eu acho que é um carro bem agressivo, com um tempero latino-americano, e foi isso que os alemães gostaram", analisa Pablo Di Si.
9 - Produção digitalizada
O Nivus começou a ser concebido nos traços do chefe do design da VW no Brasil, José Carlos Pavone. Após os esboços em papel, foi produzida uma versão digital, apresentada em clínicas secretas para clientes do Brasil e do Chile.
A digitalização também será aplicada em processos de produção. A fabricação do novo modelo contará com impressoras 3D, processos automatizados e até inteligência artificial.
10 - Estilo do Nivus vai inspirar outros SUVs
Di Si admitiu que outros modelos da VW terão forte inspiração no desenho do Nivus, incluindo um utilitário esportivo ou crossover ainda menor, que naturalmente ocuparia um nicho antes preenchido pelo finado CrossFox.
"Os próximos serão ainda mais agressivos. É um processo de confiança dos designers. À medida que eles vão desenvolvendo o projeto, e um e outro funcionam, eles vão ganhando confiança".
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