Tracker eleva disputa e mostra que PCDs já deixaram de ser 'carros pelados'
Há algum tempo, as versões de automóveis específicas para clientes PCD (pessoas com deficiência) vinham praticamente "peladas", perdendo uma série de itens para chegarem ao preço de até R$ 70 mil - teto para obter isenção total de ICMS e IPI na aquisição de um carro zero-quilômetro.
Isso ainda acontece com alguns modelos. Porém, quando se trata de SUVs compactos, a quase totalidade dos veículos PCD à venda oferece, pelo menos, um pouco mais do que o básico: incluem, além do câmbio automático, sistema de som, alarme e até controle de velocidade de cruzeiro na lista de equipamentos de série, dependendo do modelo.
Os três itens citados equipam a configuração PCD do novo Tracker, que agrega ainda mais recheio, na comparação com seus concorrentes. A novidade já pode ser encomendada na rede de concessionárias Chevrolet pelo preço de R$ 70 mil, que cai para R$ 56.877 incluídas todas as isenções.
UOL Carros obteve o valor em consulta a concessionárias e obteve mais detalhes, bem como a lista completa de equipamentos.
De acordo com vendedores consultados, as primeiras remessas do Tracker PCD comercializadas na fase de lançamento virão com pintura metálica grátis e três itens que serão retirados nas unidades seguintes: rack de teto, rodas de alumínio de 16 polegadas, tampão interno do porta-malas e retrovisores elétricos pintados na mesma cor do veículo. Um vendedor informou que o lote promocional seria limitado a mil unidades em todo o Brasil.
Só um ano de garantia
O prazo de entrega das primeiras encomendas é de dez a 15 dias após a baixa do pagamento, de acordo com o mesmo vendedor.
Olha aí a economia de custos para custar R$ 70 mil... Apesar disso e de a garantia ser limitada a apenas um ano, contra três das demais configurações, o Tracker PCD surpreende ao trazer recursos incomuns dentre os seus pares, mais atraentes que os itens a serem removidos.
Sempre equipada com o mesmo motor 1.0 turbo flex de 116 cv e até 16,8 kgfm, mais câmbio automático de seis marchas, a novidade também traz de série volante multifuncional, sensor de chave, partida do motor por botão e faróis e lanterna de neblina e computador de bordo com tela colorida de 3,5 polegadas (igual à das demais versões).
Também vem com central multimídia MyLink com tela tátil de oito polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, mais seis alto-falantes, duas portas USB traseira e câmera de ré.
Por outro lado, a multimídia não tem a internet 4G dedicada com roteador Wi-Fi nem o sistema OnStar, disponíveis em outras configurações do SUV compacto e que estão entre os itens mais interessantes do lançamento.
O Tracker para pessoas com deficiência também agrega equipamentos disponíveis em todas as demais configurações, como seis airbags, controles de tração e estabilidade (obrigatórios em novos modelos de automóveis a partir deste ano), assistente de partida em rampa Isofix, faróis com regulagem de altura, volante ajustável em altura e profundidade, sistema start-stop (que desliga o motor automaticamente para poupar combustível) e banco do motorista com regulagem de altura.
O Chevrolet, igualmente, é equipado com direção assistida (elétrica), ar-condicionado e travas e vidros elétricos - mandatários em um utilitário esportivo PCD.
E a concorrência?
O Volkswagen T-Cross Sense (R$ 57.630 com todos os descontos) é um dos SUVs PCD que mais se aproximam em conteúdo do Tracker: também traz seis airbags e Isofix, mais controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclive e ajustes do volante e do banco do motorista, bem como central multimídia (com tela de 6,5 polegadas), mas apenas com quatro alto-falantes, mais volante multifuncional.
O modelo da VW, que foi o quarto SUV PCD mais vendido no mês passado, também não traz controle de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, sensor de chave, partida por botão nem tampa interna do porta-malas. No entanto, vem de fábrica com rodas de liga leve aro 16 e rack de teto - que, vale lembrar, o Tracker não deverá oferecer após a etapa de lançamento. O motor também é 1.0 turboflex, porém mais potente: são até 128 cv e 20,4 kgfm. O câmbio automático tem seis marchas.
Por sua vez, o Nissan Kicks S Direct (R$ 54.163 com as isenções), que foi o SUV PCD mais vendido em fevereiro, vem apenas com o airbag duplo obrigatório, bem como controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa e Isofix. Quanto ao sistema de áudio, nada de central multimídia: oferece equipamento sem tela tátil, dotado de Bluetooth, entrada auxiliar, USB e quatro alto-falantes.
Traz, ainda, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, controle de velocidade de cruzeiro, volante multifuncional, rack de teto e chave canivete. O motor é sempre o 1.6 flex aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm, gerenciado pela transmissão CVT.
Já o Hyundai Creta Attitude (R$ 54.662 com os descontos), vice-campeão dentre os SUVs PCD em fevereiro, também se restringe aos airbags dianteiros em termos de segurança, que é acrescida de controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclive, sinalização de frenagem de emergência e Isofix.
A lista de equipamentos inclui, ainda, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de aço de 16 polegadas com calotas, chave canivete, sistema start-stop e cinco anos de garantia. No entanto, o Creta PCD não é comercializado com sistema de som. O motor é o 1.6 aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas.
O Jeep Renegade 1.8 (R$ 54.662), terceiro SUV PCD mais vendido no mês passado, também segue a receita de oferecer apenas dois airbags e igualmente traz controles de tração e estabilidade, mais assistente de partida em rampa e Isofix. Tem, ainda, rodas de liga leve aro 16, freio de estacionamento elétrico e monitoramento da pressão dos pneus.
Também oferece start-stop, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade e repetidor de seta nos retrovisores. Porém, não conta com sistema de som: apenas preparação com quatro alto-falantes. O propulsor é o 1.8 flex aspirado de 139 cv e 19,27 kgfm, gerenciado pelo câmbio automático de seis velocidades.
Por fim, o Citroën C4 Cactus Feel Business (R$ 54.655), o quinto colocado no ranking de vendas de SUVs PCD, sai da fábrica com dois airbags, Isofix, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em aclive, rodas de liga leve de 17 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro, volante multifuncional, faróis de neblina e barras de teto.
Da mesma forma que o Tracker e o T-Cross, oferece de série central multimídia, no caso com tela sensível ao toque de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. Um diferencial do Citroën é o painel de instrumentos 100% digital, embora em tela monocromática que não oferece muitas personalizações. Também oferece luzes diurnas de LEDs.
A parte mecânica é composta por motor 1.6 flex, também aspirado, de 118 cv e 16,1 kgfm, acompanhado de câmbio automático de seis velocidades.
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