Coronavírus: Fiat paralisa atividades e adia lançamento do novo Strada
Um dos principais lançamentos do primeiro semestre foi cancelado por conta da pandemia de coronavírus. A FCA anunciou hoje a interrupção de todas as suas atividades, entre elas a apresentação do novo Fiat Strada.
De acordo com nota divulgada pela empresa, as atividades ficarão interrompidas entre 27 de março e 21 de abril. Isso inclui as operações em todas as suas fábricas, além de eventos e lançamentos de novos produtos.
Líder de seu segmento, o Fiat Strada ganhará cara nova e deveria ser apresentado em abril. O projeto derivado do Palio de primeira geração, de 1996, foi substituído por outro bem mais moderno, que dialoga com os mais recentes lançamentos da marca.
A primeira foto oficial, revelada pouco depois que imagens da picape vazaram durante a gravação de um comercial, mostra um carro com identidade própria, ainda que vários elementos gerem identificação com outros modelos.
Os faróis, por exemplo, se alongam em direção às laterais, algo que foi visto primeiro no subcompacto Mobi e depois se repetiu nos irmãos Argo e Cronos. A imagem divulgada dá a entender que as peças serão do tipo full-LED (com luzes apenas de LED, em vez de um conjunto com luzes convencionais e faixa diurna de LED), algo inédito na montadora de Betim, que tem um histórico de modelos de apelo mais racional.
Na dianteira, aliás, a Fiat optou por não reproduzir a divisão de elementos em três níveis presente na Toro. A grade frontal, ampla e com desenho exclusivo, forma um conjunto único com os faróis e é coroada por um nada discreto logotipo da marca.
Na parte de baixo do para-choque, grades do tipo colméia são emolduradas por faróis de neblina. O resultado é um visual bem mais fácil de ser assimilado que o da picape maior.
É nas laterais que a picape novata mostra maior parentesco com os demais carros da Fiat. De lado, a nova Strada parece um filhote da Toro, especialmente pelo formato da carroceria e dos vidros laterais.
Os retrovisores são idênticos aos da linha Argo, com luzes de seta embutidas. Abaixo deles, aparece um novo aplique de plástico, que provavelmente será destinado apenas às configurações mais caras da linha. As rodas da versão de topo, como a mostrada na foto, parecem ser de 17 polegadas.
Ainda não temos imagens completas da traseira da picape. Mas a impressão que se tem a partir da lateral é que as semelhanças com a Toro devem continuar. O formato das lanternas parece ser idêntico, com uma espécie de bico se prolongando nas laterais. Já a tampa traseira provavelmente não será bipartida como a da Toro: terá abertura convencional.
A plataforma da nova Strada será um "Frankenstein": a parte frontal será uma mistura de Argo e Mobi e a traseira vem da atual Fiorino. Isso facilitará o transporte de cargas e garantirá mais espaço no banco traseiro, inclusive nas versões com cabine simples.
A picape deve ser apresentada à imprensa em março e chegar às concessionárias nos dois meses seguintes. A gama de versões da nova Strada também seguirá o padrão da Toro, com opções Endurance, Freedom e Volcano e o motor 1.3 Firefly de até 109 cv nas configurações de topo.
Apesar do visual pra lá de cansado, a Strada antiga continuará à venda como opção de entrada no segmento, usando o atual motor 1.4 Evo de 85 cv. Essa prática já foi usada pela própria Fiat, com Palio e Siena Fire, que conviveram com as gerações mais novas dos dois modelos.
Veja o comunicado da FCA sobre a paralisação:
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anuncia que iniciou esta semana a diminuição gradual da produção em suas fábricas no Brasil (Betim-MG, Goiana-PE e Campo Largo-PR), tendo a paralisação total prevista para ocorrer até 27 de março. As atividades fabris serão retomadas em 21 de abril.
A continuidade da produção neste processo de redução gradual até a paralisação total se dará mediante as rigorosas medidas preventivas já adotadas para garantir a saúde e integridade dos funcionários.
A FCA anuncia também o adiamento imediato de todos os eventos e ações de produto (lançamentos, apresentações, cursos e treinamentos, etc.) previstos em toda a América Latina. Os mesmos serão reagendados oportunamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.