Licenciamento 2020: coronavírus impede regularização de carros a GNV em SP
O calendário do licenciamento de carros de passeio, motos e ônibus está mantido no Estado de São Paulo, mesmo com o atendimento suspenso até 30 de abril nos postos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), por conta da quarentena do coronavírus.
Essa data é justamente o prazo final para regularizar veículos com placa de final 1 sem receber multa - nem correr o risco de ter o automóvel retido em uma blitz por licenciamento atrasado.
No momento, a autarquia estadual orienta a licenciar o carro de forma virtual, via internet, "independentemente do final de placa". Porém, proprietários de automóveis movidos a GNV (gás natural veicular) estão atualmente impedidos de licenciá-lo.
Isso porque, para que seja emitido o novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) desse tipo de veículo, é necessário apresentar presencialmente o CSV (Certificado de Segurança Veicular) em uma unidade do Detran-SP - o que agora não é possível. Hoje não há uma alternativa de envio do documento pela web.
O CSV é concedido se o veículo for aprovado em vistoria realizada por Instituição Técnica Licenciada pelo departamento estadual, que deve ser realizada anualmente.
Em resposta enviada a UOL Carros, o Detran-SP informa que "os veículos movidos a GNV continuarão circulando até a regularização do certificado de inspeção anual".
Mais prazo?
Juan Carlos Dans Sanchez, diretor de veículos da autarquia, conversou com a reportagem e disse acreditar que os postos possam voltar a operar antes do prazo já anunciado. Caso isso não aconteça, há alternativas em análise.
"Após o dia 7 de abril, quando acaba a quarentena, o governo do Estado fará nova avaliação da pandemia. A cada dia aparecem novos desdobramentos e o atendimento pode ser retomado antes do dia 30", informa.
Sanchez aponta que o prazo para licenciar veículos com placa de final 1 poderá ser ampliado, caso seja necessário, para evitar a penalização daqueles que não tiverem conseguido fazer a regularização até o fim de abril.
"De uma maneira ou de outra, teremos uma solução para isso. Outra possibilidade é excepcionalmente o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ampliar a validade do Certificado de Segurança Veicular, permitindo o licenciamento do carro a GNV sem a necessidade de emissão de novo laudo", complementa.
Como fazer o licenciamento pela internet
De acordo com o Detran-SP, com exceção dos proprietários de veículos a gás natural veicular, qualquer cidadão pode realizar o licenciamento mediante o pagamento da respectiva taxa pelo internet banking de sua preferência.
"Após efetivado o pagamento, e solicitar, obrigatoriamente, a remessa pelos Correios, o CRLV será encaminhado para o endereço informado", informa o órgão de trânsito.
Após o pagamento, com remessa postal, a versão digital do CRLV estará disponível em até 24 horas, afirma a autarquia, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Calendário do licenciamento 2020 em SP
Confira as datas-limite para licenciar veículos de passageiros, ônibus, reboques e semirreboques no Estado paulista neste ano:
+ Final de placa 1
Abril
+ Final de placa 2
Maio
+ Final de placa 3
Junho
+ Final de placa 4
Julho
+ Finais de placa 5 e 6
Agosto
+ Final de placa 7
Setembro
+ Final de placa 8
Outubro
+ Final de placa 9
Novembro
+ Final de placa 0
Dezembro
Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.