Nova Fiat Strada: versões 'pé de boi' e de topo surgem antes do lançamento
Com lançamento previsto para abril, porém adiado por conta do coronavírus, a nova Fiat Strada pouco a pouco tem detalhes revelados. Após a divulgação das primeiras imagens oficiais, desenhos industriais da picape compacta apareceram na edição de hoje da Revista do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Na publicação, aparecem imagens de diferentes versões da Strada de segunda geração, inclusive a versão de entrada, retratada com rodas de aço estampado e para-choques e retrovisores pretos, mantendo, mesmo na configuração mais simples, detalhes de plástico nos para-lamas dianteiros, que parecem ser apliques simulando uma saída de ar.
A Strada "pé de boi" também conta com os apliques plásticos em torno das caixas de roda presentes nas demais versões.
Também há opções de acabamento mais sofisticadas, exibindo pintura nos para-choques e retrovisores externos na mesma cor da carroceria e faróis de neblina na parte inferior da dianteira.
A ilustração que aparentemente corresponde à Strada topo de linha agrega luzes diurnas de LEDs, rack de teto e rodas de liga leve, que aparentam ter 17 polegadas. A respectiva imagem indica que as rodas, nessa configuração, terão acabamento diamantado com detalhes pretos. Imagem anterior sugere que vai trazer faróis full-LED nessa opção de acabamento.
A julgar pelos desenhos industriais, todas as versões com cabine dupla da picape terão quatro portas, e não três como atualmente, e manterão a suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas - repetindo a fórmula adotada hoje. Não é possível checar se a traseira manterá os freios a tambor, o que é provável
Renovação profunda
Líder de seu segmento, o Fiat Strada vai abandonar o projeto original, derivado do Palio de primeira geração, de 1996, para adotar outro bem mais moderno, que mescla elementos estruturais do Mobi e também do Argo, do Cronos e do Fiorino.
A primeira foto oficial, revelada pouco depois que imagens da picape vazaram durante a gravação de um comercial, mostra um carro com identidade própria, ainda que vários elementos gerem identificação com outros modelos.
Os faróis, por exemplo, se alongam em direção às laterais, algo que foi visto primeiro no subcompacto Mobi e depois se repetiu nos irmãos Argo e Cronos. A imagem divulgada dá a entender que as peças serão do tipo full-LED (com luzes apenas de LED, em vez de um conjunto com luzes convencionais e faixa diurna de LED), algo inédito na montadora, que tem um histórico de modelos de apelo mais racional.
Na dianteira, aliás, a Fiat optou por não reproduzir a divisão de elementos em três níveis presente na Toro. A grade frontal, ampla e com desenho exclusivo, forma um conjunto único com os faróis e é coroada por um nada discreto logotipo da marca.
Na parte de baixo do para-choque, grades do tipo colmeia são emolduradas por faróis de neblina. O resultado é um visual bem mais fácil de ser assimilado que o da picape maior.
É nas laterais que a picape novata mostra maior parentesco com os demais carros da Fiat. De lado, a nova Strada parece um filhote da Toro, especialmente pelo formato da carroceria e dos vidros laterais.
Os retrovisores são idênticos aos da linha Argo, com luzes de seta embutidas. Abaixo deles, aparece um novo aplique de plástico, que provavelmente será destinado apenas às configurações mais caras da linha.
Ainda não temos imagens completas da traseira da picape. Mas a impressão que se tem a partir da lateral é que as semelhanças com a Toro devem continuar. O formato das lanternas parece ser idêntico, com uma espécie de bico se prolongando nas laterais. Já a tampa traseira provavelmente não será bipartida como a da Toro: terá abertura convencional.
Motores
A picape deve ser apresentada à imprensa em março e chegar às concessionárias nos dois meses seguintes. A gama de versões da nova Strada também seguirá o padrão da Toro, com opções Endurance, Freedom e Volcano e o motor 1.3 Firefly de até 109 cv nas configurações de topo.
Apesar do visual pra lá de cansado, a Strada antiga continuará à venda como opção de entrada no segmento, usando o atual motor 1.4 Fire Evo de 85 cv. Essa prática já foi usada pela própria Fiat, com Palio e Siena Fire, que conviveram com as gerações mais novas dos dois modelos.
Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.
A Strada 2021 básica com cabine dupla terá rodas de aço estampado e retrovisores e para-choques pretos; configuração mais simples deve manter atual motor 1.4 Fire Evo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.