Venda de carros na China dispara com reabertura gradual de concessionárias
Resumo da notícia
- Revendas já indicam retomada nas vendas duas semanas após reabertura
- Aumento na procura por carros mais baratos também foi observado nos últimos dias
- Exemplo da China serve como alento para montadoras no resto do mundo
O mercado chinês está lentamente retomando o volume de vendas de carros antes do coronavírus.
Segundo informações da agência de notícias "Automotive News", o crescimento acontece poucas semanas após a reabertura gradual das concessionárias. Há relatos de que até mesmo em Wuhan, epicentro do coronavírus, as vendas estão subindo.
O setor, que esteve perto de zerar as vendas há alguns meses, apresenta recuperação desde meados de fevereiro com a retomada gradual das atividades. Em Wuhan, cidade com 11 milhões de habitantes, os concessionários afirmam que o volume de negociações já se igualou aos índices obtidos antes da crise.
Aproximadamente 99% das concessionárias da China fecharam as portas no dia 3 de abril. De acordo com a Associação de Concessionárias de Automóveis da China, o tráfego de clientes pós-retomada das atividades já chega a 66% do volume normal.
Retomada é alento para marcas
A retomada é vista como uma esperança para as fabricantes de automóveis, que vêm amargando resultados ruins em todas as partes do mundo conforme a disseminação do coronavírus. Isso porque a recuperação no mercado chinês seria um indicativo de que os clientes estarão dispostos a comprar carros assim que o período de quarentena passar.
Outra tendência observada em Wuhan é o aumento no interesse por automóveis por parte de ex-usuários de transporte público. Por lá, a demanda por modelos menores e mais baratos, como o A3, aumentou nas últimas semanas. Isso seria um indicativo de que famílias estariam dispostas a comprar um segundo carro para uso diário.
Embora os números sejam alentadores, ainda não existe certeza de que o setor automotivo vá se recuperar neste ano. É por isso que as montadoras estão cautelosamente otimistas, como a BMW.
Estamos reagindo ao desafiador cenário global de vendas causado pela pandemia do coronavírus e adaptando nossa produção à demanda. Na China, já observamos os primeiros sinais de recuperação com um aumento significativo nas vendas", afirmou o membro do Conselho Administativo de Vendas da BMW AG, Pieter Nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.