VW Nivus será maior que T-Cross e estreia até junho; veja detalhes do SUV
Resumo da notícia
- SUV cupê é derivado do Polo
- Motorização é 1.0 turbo de até 128 cv com câmbio automático de 6 marchas
- Marca segue cronograma e lançará modelo até o fim do 1º semestre
A Volkswagen revelou hoje (15) novos detalhes técnicos do Nivus.
Entre os destaques, o SUV cupê será vendido com piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de frenagem autônoma de série e frenagem pós-colisão.
Os itens, porém, devem equipar apenas a versão topo de linha. O Nivus deve ser o primeiro modelo da categoria de SUVs compactos a oferecer o piloto automático adaptativo, conhecido internamente pela sigla ACC.
Construído sobre a plataforma MQB, o Nivus será vendido apenas na motorização 1.0 TSI de 128 cv/116 cv e torque máximo de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. O câmbio será automático de seis marchas.
De acordo com José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen, a central eletrônica e a transmissão receberam calibragens exclusivas para o modelo.
Maior do que o T-Cross
Ao contrário do que muita gente imaginava, o Nivus será mais comprido do que o T-Cross. O Nivus tem 4,26 metros de comprimento, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância entre eixos.
Já o T-Cross possui 4,19 metros de comprimento, 1,57 metro de altura e 2,65 metros de distância entre eixos - a mesma do Virtus. A capacidade do porta-malas será bem maior: são 415 litros no Nivus contra 373 litros do T-Cross.
A altura da suspensão foi elevada em apenas 10 milímetros comparando com o Polo. No entanto, o Nivus tem conjunto roda/pneu maior do que o hatch. Isso faz com que o SUV cupê seja 27,5 milímetros mais alto, inclusive na posição de dirigir.
A área de engenharia da VW também realizou ajustes exclusivos de suspensão e direção, além de aumentar a rigidez torcional do eixo traseiro. O Nivus também terá freios a disco nas quatro rodas.
Mais conectado
A empresa não deu detalhes sobre versões e itens de série, mas uma das novidades já antecipadas pela montadora é a estreia do VW Play. A central multimídia foi inteiramente desenvolvida no país por profissionais brasileiros e promete inovar na interatividade e na oferta de aplicativos. O SUV também virá com faróis e lanternas de LED.
"O Nivus foi desenvolvido totalmente no Brasil e é motivo de orgulho para nós", declarou José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen.
A fabricante confirmou que realizará o lançamento do novo modelo até o final do primeiro semestre, seguindo com o planejamento estabelecido antes da pandemia do coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.