VW Nivus: quando chega, possíveis preços e o que sabemos sobre novo SUV
Resumo da notícia
- Preços do Nivus devem ficar entre R$ 85 mil e R$ 95 mil sem opcionais
- SUV cupê terá motor 1.0 turbo e câmbio automático de 6 marchas
- Porta-malas é maior do que o T-Cross, mas espaço interno é mais acanhado
Tudo indica que o coronavírus não vai alterar o planejamento da Volkswagen em 2020. A fabricante já confirmou que não atrasa a estreia do Nivus, prevista para o fim deste semestre.
O lançamento mais importante da empresa no ano chega cercado de expectativa. Além de sua importância para a VW, ele vai inaugurar um segmento até então inexistente no país: o dos SUVs cupês compactos.
Se você está ansioso pela chegada do Nivus ou pelo menos curioso para saber mais sobre o modelo, UOL Carros fez um breve dossiê com informações como data de lançamento, estimativa de preços, motorizações e outros detalhes a respeito do carro. Confira!
Quando chega?
Até agora, a VW se limitou a dizer que o Nivus será lançado "no fim do primeiro semestre". Considerando que caminhamos para o fim de abril e a empresa pretende retomar as atividades lentamente a partir de maio, não seria errado apostar que a estreia deve ocorrer em junho. Isso se a montadora mantiver o cronograma inicial, claro.
Como ele vai ser?
Em novembro de 2019, UOL Carros foi o primeiro veículo da imprensa especializada a flagrar o Nivus com disfarces mais leve na dianteira e traseira. Até então, os carros fotografados rodavam com a carroceria inteiramente camuflada.
As imagens mais reveladoras, porém, só foram liberadas no começo da semana passada. E mesmo assim elas mostram o carro debaixo de uma exótica pintura que esconde detalhes da carroceria.
Isso não foi problema para o designer Renato Aspromonte, do "Overboost BR", e o youtuber Leandro Álvares, do canal "De Carona com Leandro". Foram eles os responsáveis por "tirar" o disfarce do Nivus nas imagens que você vê aqui.
O Nivus será bem diferente do padrão de design dos modelos atuais da marca no Brasil, até mesmo do T-Cross. A dianteira terá estilo próprio, com faróis e grade frontal alinhados com a identidade visual da Volkswagen na Europa.
Uma novidade que poucos vão notar será o novo logotipo da empresa, que ganhou um visual mais limpo. As laterais têm linhas mais sóbrias como no restante da linha, enquanto a traseira é a parte mais ousada do projeto liderado pela equipe de JC Pavone no Brasil.
A tampa do porta-malas tem uma queda abrupta em direção às lanternas, estas sim parecidas com as do T-Cross. É claro que ainda precisamos ver o carro pessoalmente, mas o Nivus parece ter um estilo bem esportivo e com personalidade. Tem tudo para agradar quem procura um carro com as características de um SUV e que tenha um design mais ousado.
Quais são as motorizações?
O Nivus será lançado com apenas uma opção de motorização. Trata-se do conhecido 1.0 turbo da família TSI, que já equipa Polo, Virtus e T-Cross. São 128 cv quando abastecido com etanol e 116 cv se movido a gasolina. O torque máximo é de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis. Haverá também apenas um tipo de transmissão, no caso a automática de seis marchas.
E as dimensões?
Mesmo sendo baseado na plataforma do Polo, o Nivus será mais comprido do que o T-Cross, que é feito sobre a base do Virtus. O SUV cupê terá 4,26 metros de comprimento contra 4,19 metros do T-Cross.
O segredo está na distribuição dos balanços: são 84,4 cm na dianteira e 85,6 cm na traseira ante 81,7 e 73,1 cm, respectivamente, no T-Cross. A diferença de 12,5 cm na parte de trás justifica o porta-malas mais generoso de 415 litros, ou 42 litros a mais do que no SUV.
Em compensação, há mais espaço interno no T-Cross por conta da maior distância entre eixos: são 2,65 metros no T-Cross contra 2,56 metros da novidade, ou 9 cm a mais.
A largura do Nivus ainda não foi divulgada, mas,deve ser maior do que o Polo e seus 1,75 metro - uma vez que ambos são feitos sobre a mesma base. É provável que ele seja mais largo até do que os 1,76 metro do T-Cross por conta das molduras plásticas nas caixas de roda.
Já a altura é propositalmente menor no Nivus para combinar com o estilo mais esportivo do SUV cupê. Enquanto ele tem 1,49 metro, o T-Cross parece mais incorpado com seus 1,57 metro.
Mas não pense que o Nivus é um carro baixo demais. Pelo menos não em relação ao Polo, já que o futuro lançamento da VW tem suspensão 27,5 milímetros mais alta. Parte disso acontece por conta dos pneus utilizados no Nivus.
Quais serão as versões oferecidas?
Considerando a nomenclatura atual da Volkswagen, a tendência é que o Nivus seja vendido em duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. Futuramente é possível que uma versão de entrada chamada apenas de 200 TSI seja lançada, inclusive com opção mais espartana para o público PCD.
Quanto vai custar?
O Nivus será posicionado entre Polo e T-Cross. A tabela do hatch vai a R$ 84.980 na versão Highline (excluímos o esportivo GTS para equilibrar a comparação e porque o modelo atende um público mais específico) e o T-Cross parte de R$ 94.490 se equipado com câmbio automático - única opção de transmissão disponível no Nivus.
Sendo assim, nosso palpite é uma faixa de preço entre R$ 85 mil e R$ 95 mil, sempre sem opcionais. Como também não sabemos os valores dos opcionais, vamos tomar como base a tabela de preços do T-Cross, uma vez que o Nivus promete oferecer equipamentos com nível de tecnologia mais parecidos com os do SUV.
O T-Cross Highline completo sai por R$ 126.190, sendo que R$ 12.990 são apenas de opcionais. Seguindo o mesmo raciocínio, um Nivus topo de linha recheado de opcionais pode beirar os R$ 108 mil - praticamente o mesmo que os R$ 107.890 pedidos pelo T-Cross Comfortline básico.
Quais serão os itens de série e opcionais?
A Volkswagen aproveitou a divulgação das primeiras imagens do Nivus para revelar alguns detalhes sobre equipamentos.
A grande novidade do SUV cupê é a oferta do piloto automático adaptativo (capaz de acelerar e frear o veículo automaticamente), até agora inexistente nos utilitários esportivos compactos à venda no Brasil.
Além disso, o Nivus também terá alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e sistema de frenagem pós-colisão. Estes itens, porém, devem ser vendidos apenas como opcionais na versão mais cara.
Outra estreia que acontecerá no Nivus será da central multimídia VW Play. A fabricante afirma que o sistema de entretenimento vai trazer novos recursos pensados para o público brasileiro. Alguns serviços e aplicativos, inclusive, já foram acertados com empresas, mas a VW não quis revelar quais.
As rodas de liga leve serão de 17 polegadas na versão mais cara, que deve se chamar Highline. Fora isso, nós podemos esperar uma lista de itens parecida com as de Polo e T-Cross. Por isso leia-se ar-condicionado digital, direção elétrica, assistente de partida em rampas, bancos revestidos em couro, painel digital, destravamento das portas sem chave, volante multifuncional e botão de partida do motor, entre outros.
Haverá linha de acessórios?
Sim. Ainda não sabemos quais serão os equipamentos oferecidos, mas um protótipo do Nivus foi flagrado em testes carregando bicicletas em um rack instalado no teto.
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