Topo

Hyundai suspende contratos de funcionários de São Paulo até 26 de maio

Divulgação/Hyundai
Imagem: Divulgação/Hyundai

Do UOL, em São Paulo

23/04/2020 16h28Atualizada em 23/04/2020 16h33

Em resposta à continuidade da quarentena no estado de São Paulo, a Hyundai decidiu adotar a suspensão dos contratos de trabalho (lay-off), sem redução de salários, para os funcionários da fábrica de Piracicaba, no interior paulista, e dos escritórios da capital. A medida vale de 27 de abril (segunda-feira) até 26 de maio, podendo ser prorrogada por mais 30 dias.

Nesse período, apenas atividades consideradas essenciais serão mantidas na fábrica e nos escritórios. A decisão, segundo a montadora, foi tomada em comum acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba (STMP).

Durante o lay-off, a Hyundai vai complementar o benefício emergencial pago pelo governo federal —70% do seguro desemprego— com o valor restante —30% do salário nominal—, como determina a legislação. Cada funcionário ainda terá direito a uma ajuda compensatória para que sua renda corresponda ao salário líquido (menos Imposto de Renda e INSS) que recebia anteriormente.

"Desde o início da pandemia", escreveu a empresa em nota, "a Hyundai já adotou banco de horas, trabalho remoto e antecipação de férias coletivas para preservar seus funcionários e contribuir para que todos fiquem em casa. A segurança, a saúde e o bem-estar de seus funcionários, das comunidades em que atua, de clientes e de parceiros são da mais alta prioridade", garantiu.