Topo

Novo SUV da Toyota, Yaris Cross Hybrid chega em 2021 e não vem ao Brasil

Yaris Cross Hybrid será vendido apenas na Europa a partir de 2021 - Divulgação
Yaris Cross Hybrid será vendido apenas na Europa a partir de 2021
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/04/2020 09h03

Resumo da notícia

  • SUV compacto seria revelado durante o Salão de Genebra
  • Fabricado na França, modelo será lançado na Europa em 2021
  • Yaris Cross terá apenas motorização híbrida

A Toyota apresentou, de forma online, o Yaris Cross Hybrid. O SUV compacto estava previsto para ser revelado no Salão de Genebra, que foi cancelado por conta do coronavírus.

Como o nome sugere, o modelo é derivado do Yaris vendido no Velho Continente (diferente do xará comercializado no mercado brasileiro), mas ostenta uma identidade própria. O design é mais discreto do que o hatch, especialmente na dianteira, que traz uma grade frontal menor. Os faróis têm estilo menos ousado do que no compacto.

As laterais são mais parrudas e ganharam molduras plásticas nas caixas de roda. Atrás, as lanternas com lentes escurecidas têm estilo elegante, apesar da construção nitidamente simples.

Só para a Europa

Toyota Yaris Cross Hybrid 2 - Divulgação - Divulgação
SUV é feito sobre versão mais compacta da plataforma TNGA
Imagem: Divulgação

Feito sobre a plataforma modular TNGA-B (diferente da TNGA por ser voltada para carros compactos abaixo do Corolla), o modelo será produzido na França e lançado na Europa em 2021. O SUV terá 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura, com os mesmos 2,56 metros de distância entre eixos do Yaris.

O Yaris Cross será vendido apenas com o motor 1.5 de três cilindros em ciclo Atkinson combinado a um motor elétrico. A potência combinada será de 116 cv e haverá opções de tração dianteira e integral.

Toyota Yaris Cross Hybrid 2 - Divulgação - Divulgação
Design esportivo é bem diferente do Yaris hatch
Imagem: Divulgação

De acordo com a fabricante, o conjunto possui rendimento térmico 40% superior a um motor a diesel equivalente, emitindo menos de 90 g/km de CO2 na versão de tração dianteira e menos de 100 g/km no modelo de tração integral.

Apesar de ter características que seriam adequadas ao mercado brasileiro, a Toyota não pretende vender o Yaris Cross no Brasil - ao menos não inicialmente. Isso porque a fabricante já trabalha em um projeto adequado à realidade do nosso país: trata-se do Raize, SUV compacto baseado em um projeto da Daihatsu.