VW Kombi: perua faz 70 anos e já teve 3 projetos antes de virar elétrica
Resumo da notícia
- Perua foi lançada na Alemanha em março de 1950
- ID.Buzz é reinterpretação moderna da van, mas movida a eletricidade
- VW já mostrou outros três conceitos que não vingaram
Muita gente gosta e alguns nem tanto, mas é praticamente impossível achar quem não tenha uma história com a Volkswagen Kombi. Pode ser como parceira de trabalho, transporte para a escola ou até o carro da família. Fato é que neste ano a perua completa 70 anos de seu lançamento na Alemanha e se prepara para voltar às ruas em 2022, mas bem diferente do projeto lançado em 1950.
ID Buzz será o nome da reinterpretação moderna da Kombi. A van será mais um membro da família de elétricos ID, que já conta com o ID.3 e futuramente com o SUV ID.Crozz.
Não é apenas no combustível que a perua será bem diferente da antiga Kombi. Ela terá tração integral e dois motores elétricos (um em cada eixo) capazes de gerar uma potência combinada de 374 cv. Números divulgados pela VW informam aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos e velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia é estimada em mais de 400 km.
Esta, porém, não é a primeira vez que a VW tenta ressuscitar a Kombi. Outras três propostas já foram apresentadas em eventos nos últimos anos. UOL Carros relembra cada uma delas a seguir.
Microbus (2001)
Empolgada com o enorme sucesso do New Beetle (lançado comercialmente em 1998), a VW aproveitou a onda retrô para fazer uma interpretação moderna da Kombi.
A Microbus tinha a silhueta bem parecida com sua clássica antecessora, mas as semelhanças paravam por aí. As portas corrediças tinham acionamento elétrico e uma grande tela de LCD decorava o interior.
Havia modernidades da época como faróis de xênon e rodas de liga leve de 20 polegadas. A promessa era lançar uma versão definitiva em 2005, algo que nunca aconteceu.
Bulli (2011)
A ideia de relançar a Kombi voltou com tudo no Salão de Genebra de 2011, quando a empresa mostrou a Bulli. Aproveitando o apelidado dado pelos alemães, o projeto conceitual era uma van com capacidade para seis passageiros. Suas dimensões eram compactas: 3,99 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,70 m de altura e 2,62 m de distância entre eixos.
Por fora, a Bulli repetia a clássica combinação de pintura "saia e blusa" nas cores vermelha e branca, mas os faróis redondos foram substituídos por um conjunto óptico com traços retos.
Assim como a ID.Buzz, a Bulli seria movida a eletricidade. A potência era de 115 cv com bons 26,51 kgfm de torque máximo. Eram necessários 11,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima era de 140 km/h. A autonomia era estimada em 300 quilômetros.
BUDD-e (2016)
A tentativa mais recente de repaginar a Kombi surgiu na Consumers Electronic Show (CES) de 2016. Foi lá onde a VW mostrou o BUDD-e, estudo que serviu de base para o desenvolvimento da ID.Buzz. O carro era feito sobre a até então inédita plataforma desenvolvida para veículos elétricos, e que hoje servirá a toda a linha ID.
A perua tinha dois motores elétricos de 136 cv e 170 cv, cada um instalado em um dos eixos. A potência combinada era estimada em 306 cv e a velocidade máxima declarada era de 180 km/h. Já a autonomia máxima era de 533 quilômetros.
Além de ser ponto de partida para a versão final da "Kombi elétrica", o BUDD-e trouxe algumas tecnologias de entretenimento e conectividade que seriam adotadas nos veículos da marca nos anos seguintes, como painel digital e reconhecimento de gestos.
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