Coronavírus: montadoras devem passar a higienizar 0km antes de entrega
Resumo da notícia
- Processo inclui oxi-sanitização e limpeza interna do veículo
- Medida pode ser adotada nas concessionárias da Hyundai
- Ideia nasceu em ação social realizada pela empresa no Brasil
Ainda é difícil saber quando o mundo poderá voltar à normalidade. Ou pelo menos ao "novo normal", como chamam os especialistas, já que dificilmente poderemos viver nossas vidas do jeito que as coisas eram antes do coronavírus.
As montadoras já sabem disso. Além de tomar diversas precauções para lentamente voltarem a produzir automóveis, elas também já pensam nos procedimentos de higienização necessários na entrega de todo veículo 0km.
Até agora, a Hyundai é uma das poucas marcas a admitirem que realizará alterações no procedimento de entrega de seus carros aos clientes.
"A higienização está em estudo para toda a rede. Algumas revendas já fazem isso por conta própria e sabemos que existe uma satisfação muito grande do cliente ao receber o carro higienizado", afirma Jan Telecki, diretor-adjunto de marketing da Hyundai Motor Brasil.
Se a proposta for aprovada, são grandes as chances de a higienização seguir as etapas do processo que UOL Carros teve a oportunidade de acompanhar.
Como funciona?
O processo de higienização é realizado em parceria com a Brazzo. É ela a responsável por ceder os produtos de higienização e por realizar a higienização, que é dividida em três etapas.
A primeira fase é a sanitização por ozônio, que é capaz de livrar a cabine de fungos e bactérias. Uma máquina de gerador de ozônio é colocada dentro do veículo como forma de prepará-lo para a higienização interna.
Todo o processo é realizado em 20 minutos, período no qual o veículo fica com as portas fechadas e o ar-condicionado ligado na potência máxima.
Na sequência, um profissional devidamente protegido com máscara e luvas realiza a higienização de superfície, no qual partes como volante, botões, manopla do câmbio, maçanetas internas e bancos são contempladas.
A etapa final é a proteção com filme em rolo no volante, manopla do câmbio e freio de estacionamento, além da aplicação de uma capa protetora para os bancos dianteiros.
"A higienização é uma prática que minimiza fortemente o risco de contaminação e entendemos que essa prática possa se tornar algo imprescindível a partir da reabertura do mercado pós Covid-19", conclui Jan.
Boa ação
A ideia nasceu de uma ação social realizada pela fabricante em meio à pandemia do coronavírus. Chamada de Transporte Solidário, ela consiste em disponibilizar veículos de test-drive da rede de concessionárias para o transporte de idosos e profissionais da saúde.
O programa foi lançado no fim de março em Florianópolis (SC) e rapidamente se estendeu a outras praças em todas as regiões do país. Antes de partir, todos os veículos são higienizados da mesma maneira que descrevemos anteriormente.
Motoristas vestidos com máscaras e luvas são disponibilizados para levar passageiros a consultas médicas, retirada de compras e medicamentos, transporte de ponto a ponto e vacinações no esquema drive thru.
Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 0800 772-1717, de segunda a sexta, com os horários de operação variando por cidade. A partir da solicitação, uma central de atendimento verifica a disponibilidade do serviço nas proximidades do solicitante.
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