Corolla, Onix e mais: quais modelos ficaram mais caros após o coronavírus
Resumo da notícia
- Alta do dólar e fábricas fechadas motivaram reajustes em massa
- Chevrolet, Toyota e VW já aumentaram preços de modelos
- GM alterou preços de todos os carros vendidos no país
A paralisação das fábricas de automóveis não foi o único motivo de dor de cabeça para as montadoras.
A supervalorização do dólar (que passou de R$ 5) também foi uma das razões para o aumento nos preços de alguns modelos.
Até agora, três fabricantes (Chevrolet, Toyota e Volkswagen) anunciaram alterações nos valores. Entretanto, a tendência é que mais montadoras façam o mesmo nas próximas semanas. Veja a seguir quais modelos foram atingidos pelos reajustes.
VW T-Cross
A Volkswagen reajustou os preços do T-Cross, que estava brigando pela liderança do segmento antes do coronavírus.
A versão de entrada 200 TSI com câmbio manual subiu para R$ 87.809, aumento de R$ 919. Caso o cliente opte pela transmissão automática, a conta sobe para R$ 97.669 - ou R$ 3.179 a mais.
O T-Cross Comfortline passou para R$ 110.260 (incremento de R$ 2.370), enquanto a configuração Highline agora custa R$ 118.690, ou R$ 2.500 mais caro do que a tabela anterior.
Toyota Corolla
Campeão de vendas entre os sedãs médios, o Corolla teve o segundo aumento de preços desde seu lançamento, no fim do ano passado. Agora, o modelo parte de R$ 105.990 na versão de entrada GLi e chega aos R$ 142.490 na configuração Altis Hybrid Premium. Foi ela, inclusive, que teve o maior reajuste: R$ 5.100.
Corolla GLi 2.0: R$ 105.990 (aumento de R$ 3 mil)
Corolla XEi 2.0: R$ 116.990 (aumento de R$ 2.900)
Corolla Altis 2.0: R$ 134.990 (aumento de R$ 4.600)
Corolla Altis 1.8 Hybrid: R$ 134.990 (aumento de R$ 4.600)
Corolla Altis 1.8 Hybrid Premium: R$ 142.490 (aumento de R$ 5.100)
Toyota RAV4
O SUV médio foi lançado no Brasil há quase um ano, quando custava R$ 165.990 na versão S e R$ 179.990 na SX. O problema é que a fabricante fez nada menos do que quatro reajustes nos valores desde então.
Neste mês, a versão de entrada S passou para R$ 217.990, ou R$ 24 mil a mais do que os R$ 193.990 cobrados anteriormente.
Já a configuração SX, que sofrera um reajuste de R$ 195.990 para R$ 213.990 em março, agora custa salgados R$ 239.990. O aumento foi de impressionantes R$ 26 mil.
VW Polo GTS e Virtus GTS
A dupla de esportivos já havia sofrido um primeiro reajuste em março e ficou um pouco mais cara em maio. O Polo agora sai por R$ 102.550, ou R$ 2.010 a mais do que antes. Se quiser o sistema de som Beats, o cliente precisa desembolsar R$ 106.535.
O Virtus GTS custa R$ 107.990 na versão básica, ou R$ 2.100 a mais. Caso saia de fábrica com o som Beats, o sedã é vendido por R$ 111.775, uma diferença de R$ 2.140 frente ao que custava anteriormente.
Toyota Yaris
Praticamente todas as versões do Toyota Yaris ficaram mais caras. Os aumentos variam de R$ 1.000 a R$ 2.500, tanto na carroceria hatch quando na sedã.
O Yaris XL Live 1.3 com câmbio manual de 6 marchas subiu de R$ 66.990 para R$ 68.490, ou acréscimo de R$ 1.500. A versão XL Live com câmbio CVT subiu menos (R$ 1.000) e agora parte de R$ 69.990.
As configurações XL Plus Connect e XS Connect tiveram aumentos de R$ 2.000, ao passo que o Yaris X-Way encareceu R$ 1.500 e o XLS Connect ficou R$ 1.700 mais caro.
Já o Yaris Sedan vive uma situação atípica na versão XL Live 1.5, uma vez que as opções com câmbio manual e CVT custam os mesmos R$ 69.990. Ou seja, são grandes as chances de a Toyota "matar" a versão com caixa manual.
Yaris Hatch XL Live 1.3 MT6: R$ 68.490 (aumento de R$ 1.500)
Yaris Hatch XL Live 1.3 CVT: R$ 69.990 (aumento de R$ 1.000)
Yaris Hatch XL Plus Connect 1.5 CVT: R$ 74.990 (aumento de R$ 2.000)
Yaris Hatch XS Connect 1.5 CVT: R$ 80.990 (aumento de R$ 2.000)
Yaris Hatch X-Way Connect 1.5 CVT: R$ 84.990 (aumento de R$ 1.500)
Yaris Hatch XLS Connect 1.5 CVT: R$ 87.190 (aumento de R$ 1.700)
Yaris Sedã XL Live 1.5 MT6: R$ 69.990 (aumento de R$ 1.000)
Yaris Sedã XL Live 1.5 CVT: R$ 69.990 (sem aumento de preço)
Yaris Sedã XL Plus Connect 1.5 CVT: R$ 77.990 (aumento de R$ 2.000)
Yaris Sedã XS Connect 1.5 CVT: R$ 84.590 (aumento de R$ 2.200)
Yaris Sedã XLS Connect 1.5 CVT: R$ 90.190 (aumento de R$ 2.200)
VW Jetta
O sedã médio encareceu em duas das quatro versões trazidas para o Brasil. A configuração Comfortline passou de R$ 116.390 para R$ 121.040, enquanto a R-Line passou de R$ 123.390 para R$ 128.040. Em ambos os casos o incremento foi de R$ 4.500.
Se serve de alento, as versões 250 TSI e GLI mantiveram os valores anteriores: R$ 99.990 e R$ 149.790, respectivamente.
VW Tiguan
Depois de sofrer um reajuste em março, o Tiguan traz uma nova lista de preços, resultado direto da valorização do dólar.
Começando pela configuração 250 TSI, o SUV ficou R$ 5.200 mais caro: o preço sugerido é de R$ 140.490. A versão Comfortline teve um aumento de R$ 6.600 e agora parte de R$ 167.490, enquanto o Tiguan R-Line passa a ser vendido por R$ 203.490, um expressivo acréscimo de R$ 7.800.
Linha Chevrolet
Todos os modelos vendidos pela Chevrolet no mercado brasileiro ficaram, em média, 4% mais caros.
A montadora afirma que os reajustes aconteceram por conta da valorização do dólar e do fechamento temporário das concessionárias e fábricas.
Assim, o Onix agora parte de R$ 53.050 na versão 1.0 aspirada com câmbio manual e chega aos R$ 75.490 na configuração Premier 1.0 turbo com transmissão automática. Já os valores do Onix Plus variam entre R$ 59.290 (1.0 aspirado com câmbio manual) e R$ 79.090 (Premier 1.0 turbo com caixa automática).
Até o recém-lançado Tracker já sofreu seu primeiro reajuste. Com isso, a versão de entrada 1.0 turbo agora custa R$ 85.290, ou R$ 3.290 a mais. Na outra ponta da tabela, o Tracker Premier 1.2 turbo com câmbio automático sai por R$ 116.490, ou R$ 4.490 a mais.
Curiosamente, o Camaro foi o único modelo da gama a não sofrer reajustes. Entretanto, a GM já avisou que o aumento do dólar será repassado de forma gradual ao valor final.
Veja os novos preços de todos os modelos da Chevrolet:
Joy 1.0: R$ 52.150
Joy Plus: R$ 56.090
Onix 1.0: R$ 53.050
Onix 1.0 LT: R$ 55.790
Onix 1.0 turbo automático: R$ 60.390
Onix 1.0 LT turbo: R$ 62.690
Onix 1.0 LTZ turbo: R$ 65.990
Onix Premier turbo: R$ 75.490
Onix Plus LT: R$ 59.290
Onix Plus turbo automático: R$ 63.690
Onix LT turbo: R$ 66.750
Onix LTZ turbo: R$ 69.990
Onix Plus Premier turbo: R$ 79.090
Cobalt 1.4 LT: R$ 64.690
Cobalt 1.4 LTZ: R$ 71.390
Cobalt 1.8 LTZ: R$ 69.990
Spin LT: R$ 69.990
Spin LS: R$ 75.150
Spin LT: R$ 80.150
Spin Premier: R$ 92.150
Spin Activ: R$ 94.590
Spin Activ 7 lugares: R$ 98.290
Cruze Sedan LT: R$ 102.690
Cruze Sedan Premier: R$ 113.090
Cruze Sport6 LT: R$ 102.690
Cruze Sport6 Premier: R$ 114.150
Tracker 1.0 turbo automático (PCD): R$ 70.000
Tracker 1.0 turbo manual: R$ 85.290
Tracker 1.0 turbo LT automático: R$ 93.490
Tracker 1.2 turbo automático: R$ 94.090
Tracker 1.2 turbo LTZ automático: R$ 103.890
Tracker 1.2 turbo Premier automático: R$ 116.490
Equinox 1.5 turbo LT: R$ 135.190
Equinox 1.5 turbo Midnight: R$ 137.290
Montana 1.4 LS: R$ 59.450
Montana 1.4 Sport: R$ 71.250
S10 Chassis Cab: R$ 138.290
S10 Cabine Simples: R$ 145.890
S10 LS Cabine Dupla 4x4 diesel: R$ 163.190
S10 LT Cabine Dupla 4x4 diesel: R$ 181.290
S10 LTZ Cabine Dupla 4x4 diesel: R$ 206.190
S10 High Country 4x4 diesel: R$ 213.290
S10 Advantage Cabine Dupla 4x2 flex: R$ 119.590
S10 LT Cabine Dupla 4x2 flex : R$ 135.490
S10 LTZ Cabine Dupla flex 4x2 flex: R$ 144.790
S10 LT Cabine Dupla 4x4 flex: R$ 140.990
S10 LTZ Cabine Dupla 4x2 flex: R$ 154.290
Trailblazer Premier: R$ 257.490
Camaro Coupe: R$ 344.090
Camaro Conversível: R$ 382.850
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