Volvo XC40 híbrido esgota em quarentena; fila de espera chega a 120 dias
Resumo da notícia
- Versão híbrida custa R$ 229.950 e 1º lote já está esgotado
- Marca vendeu 25% do volume mensal mesmo com revendas fechadas
- Revendas usam chat e até WhatsApp para atender clientes
A Volvo foi mais uma marca afetada tanto pelo coronavírus quanto pela valorização do dólar. Mesmo assim, a fabricante ainda tem motivos para comemorar.
O sucesso do XC40 é um deles. Em fevereiro deste ano, o SUV entrou na linha 2020, que traz como principal estrela a versão híbrida plug-in, oferecida por R$ 229.950. E parece que a novidade caiu no gosto do consumidor.
"O carro está em pré-venda desde março e o primeiro lote que chega agora em junho já está todo vendido. Hoje a (fila de) espera é de 90 a 120 dias, dependendo da versão", revela João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
"Acho que a própria questão da pandemia também chama a atenção para este modelo, já que a menor circulação de carros causou a melhoria da poluição do ar. Então o tema de emissões está em alta, ainda mais depois do decreto que ampliou o uso do rodízio em SP", opina.
O SUV traz um motor 1.5 turbo a gasolina, de 180 cv e 27 mkgf, e um motor elétrico de 82 cv e 16,3 mkgf, instalado no eixo dianteiro.
A potência combinada é de 262 cv e 43,3 mkgf. A autonomia no modo puramente elétrico é de até 47 km.
Frente ao antigo T5 R-Design, o carro traz sistema de som com 13 alto-falantes e subwoofer, alerta de colisão traseira, chassi Sport, bancos revestidos de couro e nobuck, sensor de pontos cegos e rodas de liga leve aro 20.
Aumento nos preços deve acontecer
Assim como as outras montadoras, a Volvo precisou fechar todas as suas concessionárias.
"Praticamente 100% das lojas fecharam, mas as oficinas continuaram operando por se enquadrarem em serviços essenciais. Hoje algumas áreas do país já reabriram nas regiões Sul e Centro-Oeste, então acredito que 40% das lojas estão operando de alguma forma, inclusive na parte presencial. A totalidade delas partiu para o atendimento online, algo que já vinha no radar de muita gente e foi acelerada por essa situação", afirma João.
Uma das iniciativas para tentar "aproximar" o consumidor dos produtos da marca em tempos de distanciamento social foi a estreia de uma ferramenta chamada "Tour 360".
Por meio dela é que o cliente pode passear de forma virtual por um showroom e visualizar todos os carros por dentro.
"Atividades como essa ajudam o concessionário a apresentar seus carros virtualmente, complementando o atendimento via chat e WhatsApp. Percebemos uma boa aceitação do consumidor, após certa reticência inicial. Estamos tendo algum tipo de resultado considerando que está tudo fechado e fizemos 25% das vendas de um mês normal".
João atribui parte do resultado a uma corrida às concessionárias antes de um possível aumento nos preços, algo tido como inevitável na opinião do executivo.
"Estamos pressionados pela pressão cambial e pela paralisação de atividades econômicas. Neste momento estamos analisando a demanda, mas é praticamente impossível que isso não aconteça. Os clientes já deram conta de que o câmbio está insustentável para os preços, então identificamos um aumento na procura de quem já pretendia comprar e quer fugir de um possível aumento", conclui.
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