Topo

Mercedes-Benz lança 'concessionária virtual' para vender caminhões e vans

Actros é um dos modelos mais modernos da Mercedes-Benz - Divulgação
Actros é um dos modelos mais modernos da Mercedes-Benz
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/05/2020 17h55

Resumo da notícia

  • Showroom digital terá venda de caminhões, ônibus e vans da marca
  • Veículos novos e seminovos serão ofertados pelas rede de concessionárias
  • Usuário também poderá adquirir peças, serviços e até fazer financiamento

A Mercedes-Benz lançou uma "concessionária digital" para facilitar a venda de caminhões, ônibus e vans pela internet.

A página se chama Showroom Virtual Star Online e estará disponível a partir do próximo sábado, 23 de maio, às 10h. A nova ferramenta já vinha sendo estudada pela empresa, que decidiu lançá-la em um momento apropriado no qual as concessionárias devem permanecer fechadas por conta do coronavírus.

Canal digital

Showroom Virtual 1 - Divulgação - Divulgação
Nova ferramenta terá venda de veículos novos e seminovos pela internet
Imagem: Divulgação

Segundo a Mercedes, o objetivo é "estabelecer um canal de venda digital entre os clientes e os concessionários da marca". É por isso que os clientes que acessarem a página serão atendidos por um funcionário de uma revenda próxima a seu endereço. Todo usuário precisa realizar um pré-cadastro sujeito à validação antes de poder acessar o sistema com login e senha.

Para Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, a nova ferramenta foi um passo natural dentro de uma empresa que procura se modernizar cada vez mais.

"A gente já vinha em um pensamento de digitalização muito grande. Começamos lá atrás no departamento de vendas para antever os movimentos do mercado. Depois vieram a fábrica 4.0, na qual tentamos atingir o maior nível possível de automação para ganhar eficiência e qualidade, e o lançamento do novo Actros, que é um caminhão bastante conectado. Então não foi difícil conseguir a aprovação da matriz para realizar esse projeto", revelou, em entrevista exclusiva a UOL Carros.

Parceria online

Showroom virtual 2 - Divulgação - Divulgação
Roberto Leoncini aposta na rede de concessionárias para viabilizar projeto
Imagem: Divulgação

Leoncini afirma que os processos de aprovação da ideia e execução não levaram mais do que três semanas para serem concluídos. Normalmente, o executivo diz que seriam necessários pelo menos seis meses para conclusão em uma empresa pouco receptiva a novas tecnologias.

A plataforma (que foi desenvolvida em parceria com a Mobiauto, uma startup de compra e venda de veículos) exibe ofertas locais de veículos novos e seminovos, assim como as de peças e serviços. Diante de tantas possibilidades, a empresa sabe que precisará contar muito com a ajuda dos concessionários para que a ferramenta funcione bem.

"Acredito que vai ser bem interessante e evidentemente isso exige um esforço grande da nossa rede de concessionárias, já que será preciso ter alguém interagindo de maneira muito rápida com o cliente. Mas todos os nossos concessionários participaram do desenvolvimento deste projeto e aprovaram a ideia", conclui Leoncini.