5 boas opções de "primeiro carro" para motoristas iniciantes como Maísa
Um pedido de Maísa agitou as montadoras no Twitter nesta semana. A apresentadora completa 18 anos hoje e não escondeu a ansiedade para tirar sua carteira de habilitação. Além disso, ela pediu sugestões de modelos de carros que poderia comprar.
Foi a deixa para várias marcas interagirem com a atriz. Renault, Nissan, Jeep, Kia e Caoa Chery foram algumas montadoras que responderam Maísa na tentativa de conquistar uma nova (e célebre) cliente.
No final das contas, a própria apresentadora revelou que tudo era uma ação comercial realizada pela Renault.
De toda maneira, UOL Carros resolveu dar uma "forcinha" e lista a seguir cinco boas opções de segmentos variados para quem está procurando seu primeiro carro.
Fiat Mobi
Se você precisa encarar o trânsito das grandes cidades, um carro pequeno como o Fiat Mobi pode ser uma boa opção. Com apenas 3,56 metros de comprimento e 1,63 metro de largura, o modelo é ágil no dia-a-dia e cabe em qualquer vaga - algo importante quando você ainda não tem muita prática para realizar balizas. O design controverso divide opiniões, mas muita gente acha que o Mobi tem personalidade.
Como era de se esperar, o Mobi não é tão espaçoso: cabem quatro adultos com certo conforto e pouca bagagem. Também não adianta exigir luxo, já que o hatch tem acabamento bem espartano. Pelo menos ele é econômico, mesmo com o veterano motor Fire.
Ford Ka
O Ka é uma das opções mais interessantes para uso urbano. Bonito e confortável, o hatch tem desempenho muito bom, mesmo com a motorização 1.0 de três cilindros, que entrega até 85 cv. Dificilmente você passará aperto na hora de subir aquela ladeira com o carro carregado.
O espaço interno é suficiente para quatro adultos e o porta-malas de 290 litros também não decepciona, mas o acabamento poderia ser melhor. Dependendo da versão, o Ka traz itens como central multimídia, ar-condicionado, direção elétrica e até controle de estabilidade.
Volkswagen Polo
Caso seu orçamento seja um pouco mais generoso, vale a pena considerar o Volkswagen Polo. Mais sofisticado do que os compactos de entrada, ele investe pesado na lista de itens de série. A versão MSI (a partir de R$ 65.990), por exemplo, oferece controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas (recurso bem-vindo para sair em ladeiras íngrimes), volante multifuncional e vidros elétricos nas quatro portas.
O visual, porém, é bastante simples, com calotas e um acabamento interno que peca pelo excesso de plástico duro. Em contrapartida, o câmbio automático de seis marchas custa apenas R$ 300 a mais.
Chevrolet Onix Plus
Mesmo com os SUVs em alta muita gente ainda gosta dos sedãs. O Onix Plus é uma boa escolha para quem está procurando seu primeiro carro e tem uma grana a mais para investir. Lançado no ano passado, o substituto do Prisma trouxe um novo nível de sofisticação à categoria. Além do design esportivo, ele traz acabamento de boa qualidade, tem um design bem moderno e é bem espaçoso para viajar com seus amigos.
O sedã é bastante completo. Desde a versão LT (R$ 59.290) o Onix Plus vem com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiros, banco do motorista com regulagem de altura e central multimídia com suporte a Android Auto e Apple CarPlay. O motor é o 1.0 aspirado de até 82 cv.
Jeep Renegade
Se você quer partir logo para um SUV, provavelmente o Jeep Renegade estará na sua lista de candidatos. Mesmo tendo sido lançado em 2015, o carro ainda tem um fã clube fiel de proprietários e admiradores.
O design cheio de personalidade é um dos motivos: inspirado nos antigos Jeep, o Renegade tem faróis redondos e a grade frontal com as sete aberturas que já viraram marca registrada. A boa área envidraçada também ajuda na hora de manobrar, já que ampliam o campo de visão. No geral, ele não é um legítimo off-road, mas aguenta bem aquela estradinha de terra nas suas viagens à praia ou ao sítio.
Por dentro, o carro tem nível de acabamento acima da média do segmento. A lista de equipamentos da versão STD (R$ 82.490) inclui controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, piloto automático e central multimídia, mas fica devendo itens como airbags laterais. O desempenho do motor 1.8 flex também poderia ser melhor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.