BMW revela novos Série 5 e Série 6 Gran Turismo; X2 ganha versão híbrida
Resumo da notícia
- Série 5 agora vem com sistema híbrido leve em todas as versões
- Novo Série 6 Gran Turismo segue alterações do sedã
- X2 xDrive25e entrega potência combinada de 220 cv
A BMW apresentou hoje (26) três novidades de uma vez só.
O grande destaque vai para o novo Série 5. Esta é a primeira reestilização da atual geração lançada em 2017. Na dianteira, o sedã ganhou uma grade de dimensões exageradas, marca registrada dos últimos lançamentos da BMW no país.
Atrás, o estilo ficou mais limpo com as lanternas em formato de "L" e as novas saídas de escape trapezoidais.
O interior teve alterações sutis: os comandos do volante multifuncional estão em nova disposição e há novas opções de cores e revestimentos na cabine, incluindo apliques em preto brilhante.
A central multimídia agora tem uma tela de 10,25 polegadas, podendo ser substituída por uma de 12,3 polegadas oferecida como opcional. Gráficos e funções do painel digital também foram revisados no novo sedã.
O novo Série 5 será oferecido em cinco variações híbridas plug-in. No caso da versão 530e. a potência combinada é de 292 cv e a autonomia apenas com eletricidade varia de 62 a 67 km. No caso do sedã, a configuração 545e xDrive entrega 286 cv e é capaz de rodar até 57 km somente no modo elétrico.
Todas as variações oferecem um modo chamado eDriveZone, que desliga o motor a gasolina e faz o carro funcionar no modo 100% elétrico em áreas identificadas como "verdes".
A marca, porém, não abandonou as motorizações a gasolina de quatro e de seis cilindros. Agora elas contam com tecnologia híbrida leve, assistida por um gerador elétrico que assegura um incremento de até 11 cv. Este "boost" é muito útil nas acelerações e retomadas de velocidade.
O Série 5 será vendido nas versões a gasolina 520i (2.0 de 186 cv e 29,6 kgfm), 530i (255 cv e 35,7 kgfm), 540i (3.0 de 337 cv e 45,8 kgfm) e M550i, esta a única com o motor 4.4 V8 de 537 cv e 76,4 kgfm com tração integral e exclusivamente na carroceria sedã.
Haverá ainda as versões híbridas 530e (potência combinada de 296 cv e 42,8 kgfm) e 545e (400 cv e 61,2 kgfm).
O modelo começa a ser vendido nas configurações sedã e perua no segundo semestre deste ano na Europa. Sua chegada ao mercado brasileiro deve acontecer apenas em 2021.
Série 6 Gran Turismo também muda
Assim como fez com o Sèrie 5, a BMW também repaginou o Série 6 Gran Turismo - na prática um crossover baseado no sedã intermediário da marca.
O novo modelo traz design repaginado, embora as mudanças sejam difíceis de serem notadas. A frente possui novos para-choques (com entradas de ar mais largas) e nova grade frontal. Atrás, as lanternas ganharam nova disposição de luzes e o aerofólio se ergue automaticamente acima dos 120 km/h.
Por dentro, as alterações seguem o roteiro do Série 5, incluindo volante com nova disposição de comandos.
O Série 6 Gran Turismo será vendido nas versões a gasolina 630i (260 cv) e 640i (337 cv) e nas configurações a diesel 620d (192 cv), 630d (289 cv) e 640d (345 cv).
Todas sairão de fábrica com o sistema híbrido leve de 48 volts. Ele é composto por um motor elétrico que faz as vezes de gerador e alternador, podendo contribuir tanto na economia de combustível quanto nas acelerações.
De acordo com a BMW, o sistema fornece 11 cv adicionais em determinadas situações.
X2 ganha versão híbrida
A linha X2 ganhou o reforço da versão híbrida xDrive25e.
O SUV é movido pelo motor 1.5 turbo de três cilindros com 125 cv e 22,3 kgfm, juntamente com um motor elétrico de 95 cv e 16,8 kgfm montado no eixo traseiro.
A potência combinada é de 220 cv e o torque máximo é de 39,1 kgfm. Dados fornecidos pela BMW indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 195 km/h. Se o motorista desejar, o X2 pode alcançar 135 km/h no modo puramente elétrico.
A autonomia fornecida pelas baterias de íon-lítio é de até 54 km no ciclo WLTP. A carga completa pode ser obtida em pouco mais de três horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.