VW Nivus inaugura nova categoria de SUVs, mas já aguarda rivais de peso
Resumo da notícia
- Nivus será 1º SUV cupê compacto do mercado brasileiro
- Categoria de SUVs cupês foi inaugurada em 2008 pelo BMW X6
- Fiat prepara rival para 2021; outros SUVs também vão encarar Nivus
O Volkswagen Nivus não será um lançamento importante apenas por sua relevância no mercado brasileiro. Ele estreia com o status de ser o primeiro SUV cupê compacto fabricado no Brasil.
A categoria, porém, não é novidade na indústria automotiva. Ela surgiu no fim dos anos 2000 no segmento de veículos premium, quando a BMW decidiu criar algo diferente dos SUVs, que já faziam sucesso naquela época.
Ame ou deixe
Foi o BMW X6 que inaugurou o conceito de SUV cupê em 2008, mesclando o porte imponente dos SUVs com o estilo mais esportivo dos cupês - categoria de veículo com linhas mais ousadas e tradicionalmente com carroceria de três volumes e duas portas.
Apesar das críticas sofridas até hoje, o X6 se tornou um dos maiores sucessos da BMW mundo afora e atualmente está na terceira geração.
Diante das boas vendas, a concorrência se viu obrigada a correr atrás do prejuízo. A Mercedes-Benz foi a primeira a lançar um concorrente, o GLE Coupé, em 2015.
O modelo, inclusive, causou polêmica por ser muito parecido com o arquirrival. A Audi trouxe o Q8 em 2018 e a Porsche só lançou o Cayenne Coupé em 2019.
Pioneiro no Brasil
O Nivus não será o primeiro SUV cupê fabricado no Brasil, já que o BMW X4 é produzido em Araquari (SC) desde agosto de 2016.
Porém, o modelo da VW será, sim, o precursor dos SUVs cupês compactos no mercado brasileiro.
Desenvolvido totalmente no país, o Nivus aproveita a plataforma do Polo. Ele terá 4,26 metros de comprimento, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância entre eixos, sendo mais comprido do que o T-Cross. O porta-malas será maior (415 litros contra 373 litros), mas o espaço interno será menor, já que o T-Cross aproveita o entre eixos de 2,65 metros da base do Virtus.
O design ficou a cargo da equipe de design liderada por JC Pavone e traz elementos que devem ser vistos nos futuros lançamentos da VW. O estilo é bem diferente do que existe na gama atual da fabricante no Brasil e é inspirado nos SUVs que a marca vende lá fora.
O interior, porém, virá de um velho conhecido, já que o painel será praticamente o mesmo do Polo.
E os rivais?
O Nivus não terá sossego por muito tempo. Isso porque a Fiat já prepara o lançamento de um SUV cupê baseado no Argo.
O modelo chegaria já entre o final deste ano e o começo de 2021, mas deve atrasar alguns meses (possivelmente seis) por conta da pandemia.
Os dois modelos devem lutar pela liderança do segmento e brigar com alguns SUVs compactos.
A intenção da VW é posicionar o Nivus acima do Polo (com quem ele compartilha plataforma) e abaixo do T-Cross. Ou seja, podemos esperar preços na faixa de R$ 75 mil a R$ 95 mil.
Como ainda não haverá um rival direto no segmento, o Renault Duster surge como um dos principais rivais do Nivus. Repaginado, o SUV ganhou novo design e mais itens de série. Motor e câmbio, porém, permanecem inalterados: trata-se do 1.6 da família SCe (que entrega até 120 cv e 16,2 kgfm) com câmbio CVT. Os preços do modelo variam de R$ 74.690 a R$ 90.690.
Outro modelo que pretende dificultar a vida do Nivus é o Honda WR-V. O aventureiro da marca japonesa traz muita coisa do Fit, até porque é baseado no monovolume. Mudam apenas o design e a suspensão. O motor é o 1.5 i-VTEC de até 116 cv e 15,3 kgfm. Preços vão de R$ 84.800 (EX) a R$ 89.100 (EXL).
Por fim, o terceiro concorrente direto será o Ford EcoSport. O grande destaque do modelo é o motor 1.5 de três cilindros que entrega até 137 cv e 16,2 kgfm. Nas versões de entrada e intermediárias, os preços do EcoSport partem de R$ 75.690 na versão SE 1.5 e vão a R$ 87.890 na configuração Freestyle 1.5 AT.
Versões de entrada de SUVs compactos como Nissan Kicks, Jeep Renegade e Hyundai Creta também vão disputar o mesmo consumidor do Nivus, pelo menos no preço.
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