Bentley Bentayga: conferimos nos EUA o SUV que custa R$ 2 milhões no Brasil
Lançado em 2016, o Bentley Bentayga é um carro raro de se ver nas ruas do Brasil, onde um exemplar zero-quilômetro facilmente custa mais do que R$ 2 milhões, dependendo dos opcionais.
Desde sua estreia, há quatro anos, apenas 20 mil unidades foram fabricadas de forma quase artesanal no Reino Unido.
UOL Carros conferiu o SUV de alto luxo de perto em Miami, nos Estados Unidos, e conta aqui todos os detalhes do modelo - que tem concorrentes como Rolls-Royce Cullinan e até o Lamborghini Urus em termos de preço, equipamentos e performance.
O exemplar que você confere nas fotos é da versão Design, que custa US$ 205.915 (R$ 1,02 milhão no câmbio de sexta-feira) no mercado norte-americano.
Nessa configuração, equipada com motor 4.0 V8 biturbo como o Urus, o utilitário esportivo de destaca por conta do acabamento escurecido por dentro e por fora.
Grade dianteira, rodas, frisos laterais, barras de teto e bancos de couro vêm nessa tonalidade, conferindo um aspecto esportivo e ao mesmo tempo elegante.
O cuidado com os detalhes está presente por todos os lados, incluindo o logotipo da Bentley na parte central das rodas Paragon de 22 polegadas que se mantém fixo, mesmo com o veículo em movimento.
É uma solução de design bastante conhecida nos carros da arquirrival Rolls-Royce.
Quanto à performance, essa versão não traz o famoso motor W12 da marca britânica, mas seu V8 também faz bonito. Com 550 cv de potência e colossais 78,5 kgfm de torque, consegue tirar seus quase 2,4 mil kg da imobilidade e alcançar 100 km/h em 4,5 segundos.
É apenas quatro décimos de segundo mais lento do que a versão com 12 cilindros e atinge a velocidade máxima de 290 km/h.
Tratando-se de um Bentley, o desempenho sempre vem acompanhado de muito luxo, que você vê em cada detalhe.
Por dentro, o utilitário esportivo impressiona pelo esmero no acabamento. Praticamente todas as superfícies são revestidas de couro preto, contrastando de forma elegante com partes coloridas, como as costuras do material - no exemplar ao qual tivemos acesso, elas vêm na cor azul.
Além disso, a letra "B" estilizada que forma o logotipo da empresa, incrustada no volante, na alavanca do câmbio automático de oito marchas e em outras partes do habitáculo, exibe contorno dourado - uma forma de comemorar o centenário da Bentley, completado no ano passado.
Outra curiosidade: o tradicional relógio analógico no painel tem diamantes que brilham conforme a intensidade da luz interna.
Tudo sem deixar a tecnologia de lado. A central multimídia traz compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, enquanto o sistema de som traz dez alto-falantes.
Tanto na frente quanto atrás os quatro assentos individuais trazem ajustes elétricos e aquecimento e o ar-condicionado permite ajustar temperatura e intensidade para o gosto de cada passageiro. Para quem não abre a mão da conectividade, várias das regulagens podem ser realizadas por meio de um aplicativo de celular.
Uma celebridade que se rendeu ao que o Bentayga pode oferecer é David Beckham. O ex-jogador do Real Madrid, inclusive, é famoso pela vistosa coleção de carros de luxo.
Um toque a mais de charme é a logomarca da Bentley projetada no chão ao abrir as portas. Curiosamente, a configuração de banco traseiro para três passageiros é um item opcional, bem como encosto de cabeça mais anatômico.
Voltando ao desempenho, já contamos que o Bentayga gosta de acelerar, mas também pode ser usado em uma tocada mais suave no dia a dia. O SUV inglês conta com seletor de modos de condução, que ajusta suspensões, motor, assistência da direção e câmbio para condução "civilizada" ou mais esportiva.
Em um veículo com esse preço e performance, não é surpresa que o consumo de combustível não foi prioridade no projeto - e nem poderia ser, considerando o peso e a cavalaria do motor.
A marca informa média combinada de 7,5 km/l no ciclo WLTP, utilizado na Europa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.