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DeLorean sedã? Como teria sido o 'irmão' do carro imortalizado no cinema

Projeto do DeLorean DMC-24 sedã - Reprodução
Projeto do DeLorean DMC-24 sedã Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

08/06/2020 16h32

A DeLorean dispensa apresentações. E mesmo para quem não é fã de carros, já que a marca norte-americana terá para sempre seu lugar na cultura pop com a aclamada franquia de filmes "De Volta Para O Futuro". No entanto, sua falência em 1982 - antes mesmo do lançamento dos filmes, feitos em 1985, 1989 e 1990 - deixou um buraco na história.

Afinal, a empresa tinha projetos em desenvolvimento. Mas quais eram eles, você sabe? Um caminhão, um ônibus e o sedã visto em esboço na imagem, que seria nomeado como DMC-24.

Podemos ver que o esboço feito pelo fundador John DeLorean era ainda bem primário, mas o interesse da fabricante era grande no projeto. Um plano de 37 páginas foi montado e a companhia contratou Giorgetto Giugiaro, da Italdesign, para construir um protótipo em tamanho real no fim de 1981 - apenas alguns meses antes de fechar as portas.

O projeto - inspirado no Lancia Medusa - já estava quase pronto na ocasião do fechamento, e Giugiaro aproveitou para transformá-lo no Lamborghini Marco Polo - carro-conceito exibido no Salão de Bolonha em 1982.

lambo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No entanto, os projetos feitos por John - com interior de três fileiras e dois motores trabalhando juntos - datam do fim dos anos 1970. O formato era mais ou menos o mesmo do icônico DMC-12, também contendo as portas asa de gaivota. A tentativa era tornar o modelo espaçoso internamente por não ter túnel para o eixo de transmissão, fazendo assim com que o carro possuísse duas transmissões (o que não aparece no esboço). Só assim seria possível fazer a disposição de assentos da maneira como foi pensada, com os bancos do meio virados para trás.

O já citado plano de 37 páginas foi feito em 1979, e inclui detalhes como todas as luzes do painel e as ferramentas do kit que viriam com o carro. Quanto ao motor, o Renault V6 de 2.85 litros do DMC-12 seria atualizado com dois turbos, apesar de o DMC-24 também ser oferecido aspirado. No câmbio, estariam à disposição um de 5 marchas manual e outro de 3 marchas automático.

Em termos de tecnologia, o carro teria bancos dianteiros aquecidos e resfriados, bancos traseiros ajustáveis eletricamente, suspensão autonivelante, tomadas integradas dos dois lados do carro, telefone embutido, geladeira e um sistema de chave baseado em cartão.

Portanto, é possível concluir que o DMC-24 seria um carro inovador e bastante à frente de seu tempo. Mas que infelizmente não teve a oportunidade de ser lançado e quem sabe virar um clássico como seu irmão menor.