Carro usado: veja cuidados e macetes para identificar se ele já foi batido
Um dos maiores temores ao comprar um carro usado é que ele já tenha batido, especialmente se a colisão causou algum dano estrutural sério.
De posse da placa e do Renavam, é possível verificar no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) várias informações sobre determinado veículo.
Essa consulta mostra, por exemplo, o resultado das vistorias obrigatórias de transferência, caso o automóvel tenha trocado de dono uma ou mais vezes anteriormente.
Além disso, existe o serviço de vistoria cautelar, oferecido por empresas credenciadas pelo Detran onde o carro está registrado.
Essa vistoria tem custo e avalia diversos itens em busca de sinais adulteração, como numeração de chassi, motor, câmbio e vidros, bem como etiquetas de identificação.
Também é checado se há registro de sinistro, roubo, furto, leilão e bloqueio judicial. A vistoria cautelar verifica, ainda, diversas partes do carro para saber se foram reparadas, como longarinas, painéis dianteiro e traseiro, laterais e teto.
Essas informações, incluindo fotografias, são reunidas em um laudo para atestar as reais condições físicas e legais do automóvel.
'Olho clínico'
Porém, mesmo dispensando a vistoria, é possível você mesmo checar indícios de que o usado pretendido já se envolveu em uma batida mais forte.
A primeira dica é fazer essa inspeção em local bem iluminado, de preferência em área aberta e sob o sol.
"Um bom olho clínico consegue distinguir o tom da pintura recondicionada da original. Além disso, marcas na cabeça dos parafusos sempre entregam a ocorrência de desmontagem, se o reparo envolveu a troca de componentes", orienta Marco Colosio, diretor da seção regional de São Paulo da SAE Brasil.
Outra orientação do especialista é checar as soldas das chapas metálicas da carroceria e/ou do chassi.
"Se ocorreu soldagem, dai fica bem mais fácil de perceber que houve uma batida. A remoção de proteções internas revela o processo de reparo e também a presença de solda MIG [realizada com arame consumível] no lugar da solda ponto feita na fábrica", complementa.
Colosio também destaca que, dependendo da batida, é comum encontrar desalinhamento de peças montadas e também vãos de portas e capô alterados.
O consultor de automóveis seminovos Flávio Figueiredo orienta a abrir e fechar o capô, bem como todas as portas, para verificar se tudo está alinhado e se encaixa como esperado.
Também é importante olhar com atenção o painel traseiro, na área onde o para-choque é encaixado.
"Veja se o painel apresenta ferrugem ou deformação na lataria. Isso pode sinalizar que houve uma colisão. Se o porta-malas estiver muito aberto de um lado, também é indício de batida".
Vale a pena, ainda, conferir o compartimento do motor.
Observe os parafusos que fixam os faróis e certifique-se de que o conjunto está alinhado em ambos os lados. Veja também se as etiquetas originais de fábrica, trazendo informações diversas, permanecem ali.
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