VW Voyage 'G2' chegou a existir, mas foi 'morto' por argentino e espanhol
Resumo da notícia
- Sedã teve sinal verde da matriz, mas foi cancelado por executivo espanhol
- "Argentino" Polo Classic foi substituto do Voyage e não teve boas vendas
- Protótipo do Voyage G2 existiria até hoje; VW não confirma informação
O Voyage tinha seu público cativo desde seu lançamento em 1981. Primeiro derivado do Gol, que havia sido lançado um ano antes, o sedã passou por duas reestilizações até 1996, quando deixou de ser produzido.
O sedã não teve uma segunda geração, e só voltaria a ser fabricado em 2008, quando a VW lançou o modelo derivado do Gol conhecido como "G5". Poucos sabem, porém, que o Voyage "bolinha" não existiu por conta de um argentino e principalmente de um espanhol.
O "argentino" em questão é o Polo Classic, modelo vendido por aqui de 1996 a 2002. Quem conhece um pouco da história da VW sabe que o sedã preencheu a lacuna que seria ocupada pelo Voyage, mas nunca obteve o sucesso de seu antecessor.
De quebra, a ausência do "Gol sedã" abriu caminho para o Fiat Siena ocupar a liderança do segmento que cresceria significativamente a partir dos anos 2000.
Procurada pela reportagem de UOL Carros, a assessoria de imprensa da Volkswagen do Brasil afirmou que, "na época a decisão foi por importar o Polo Classic da Argentina".
Mais importante do que isso, porém, é que a decisão de "matar" o Voyage" partiu de um espanhol. José Ignácio López era vice-presidente e chairman da Volkswagen do Brasil. Além de ser o homem forte no continente, ele comandava o departamento de Compras do Grupo Volkswagen e, assim, era o braço direito de Ferdinand Piëch, então presidente da empresa.
Dois projetos
Após ser convencido da importância de ter o Voyage no mercado brasileiro, López autorizou Wolfgang Winkler, então chefe de design da VW Brasil, a desenvolver uma proposta do modelo.
Tudo seria feito sem o consentimento do responsável pela área de design da montadora na época, Hartmut Warkuss, e tampouco da matriz.
Luiz Alberto Veiga, ex-chefe de design da Volkswagen do Brasil, estava na Alemanha para desenvolver a nova família Gol e lembra de ter visto o protótipo.
"Ele estava sendo feito por baixo dos panos e tinha a cara de um Mercedes-Benz com quatro faróis redondos", afirmou o designer em entrevista a UOL Carros em maio deste ano.
Em relato ao site "Autoentusiastas", Veiga lembra que o veículo seria apresentado em Wolfsburg, em uma reunião secreta realizada com membros do conselho administrativo. O encontro, porém, nunca aconteceu, já que Warkuss ordenou seu cancelamento tão logo soube de sua realização - e da insubordinação.
O chefão do design, então, pediu a Veiga que desenvolvesse outra proposta para o Voyage. Quase ao mesmo tempo, Warkuss marcou uma reunião com Winkler para falar sobre o tal protótipo. Ao final de um encontro tenso, o alemão ordenou a um irado Winkler que aguardasse.
Momentos de tensão
Coube, então, a Veiga explicar a López porque "seu" Voyage não seria aprovado pela matriz.
Descontente com o que ouviu, o espanhol deixou a sala revoltado, enquanto Warkuss chamou o brasileiro para finalizar sua proposta.
López prometeu que falaria com (Ferdinand) Piëch, algo que Warkuss já havia feito antes.
Uma nova reunião foi realizada com as presenças de Warkuss, López e o próprio Ferdinand Piëch. Após analisar brevemente, o chefão deu sinal verde para a nova proposta assinada por Warkuss e Veiga - que está na abertura desta reportagem.
O fim do Voyage 'bolinha' - ou não
Só que o espanhol não se deu por vencido. Pouco tempo depois, López determinou o cancelamento do Voyage e elegeu um substituto.
"Foi uma briga do meu chefe (Warkuss) contra o López e a Alemanha prevaleceu. E isso fez ele (López) ficar muito bravo, então ele resolveu lançar o Polo Classic no Brasil", lembra Veiga.
Embora não pudesse interferir nas decisões do design, o espanhol tinha total autonomia para realizar as decisões na América Latina. E assim o Voyage "bolinha" nunca existiu.
Ou quase isso: conta-se que o protótipo do sedã nunca foi destruído, como havia sido ordenado. E mais: ele existiria até hoje.
É o que afirma o jornalista Thiago Moreno, que viu imagens do suposto veículo durante uma conversa informal com um funcionário da Volkswagen. O vídeo está no canal "Eu Falo de Carro".
De toda maneira, não há qualquer tipo de registro oficial deste carro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.