Concessionária digital: como é comprar um VW Nivus sem ter visto o carro
Resumo da notícia
- UOL Carros falou com cliente que comprou VW Nivus sem ver carro
- Comprador usou configurador e realidade virtual para 'ver' seu veículo
- VW e Fiat são as marcas que investem em modelo de concessionária digital
Comprar um carro novo é uma experiência sensorial para a maioria dos consumidores. São eles que preferem olhar cada detalhe do carro, sentir a textura do acabamento das portas e sentar no banco do motorista para ver a posição de dirigir.
Porém, esse "ritual" já não é obrigatório para alguns clientes fecharem negócio. Foi o caso de Luiz Fernando Lopes, que comprou um dos carros mais aguardados do ano: o Volkswagen Nivus.
"Estou acostumado com tecnologia e faço muitas compras online, mas foi algo diferente para mim por ser um carro e também pelos valores envolvidos", afirmou o especialista da área de T.I.
"Na semana passada falei com quatro concessionárias e a experiência não foi a mesma entre elas. Acabei fechando com a Brasilwagen por terem me passado mais detalhes do produto", afirmou.
Luiz, que já sabia que não poderia ver seu futuro carro de perto, foi o primeiro cliente a adquirir um Nivus na revenda que fica em São Paulo (SP). Ele escolheu por uma unidade da versão Highline Launching Edition, a série especial de lançamento, na cor Cinza Moonstone.
Nova forma de compra
Apesar de já ter se informado sobre o Nivus por meio de matérias da imprensa especializada, como UOL Carros, Luis diz que a estrutura de concessionária virtual (ou "DDX") foi importante para fechar negócio.
"A ferramenta de realidade aumentada é bem bacana porque, apesar de não poder tocar no carro, já passa uma outra experiência para quem pensa em comprar um carro", diz.
Juntamente com o início da pré-venda do Nivus, a VW também lançou um aplicativo chamado Volkswagen Experience. Disponível para iOS e Android, ele permite que o usuário visualize o SUV cupê em realidade aumentada. É possível ver o Nivus em 360 graus, tanto por dentro quanto por fora, e até "colocá-lo em movimento".
O programa de concessionária digital foi lançado pela VW em 2019. A fabricante espera oferecer a estrutura em toda sua rede autorizada no país até o fim do ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.