Nivus, T-Cross e Tracker: qual dos SUVs 1.0 turbo oferece menor consumo?
O Volkswagen Nivus acaba de chegar ao mercado, disponível exclusivamente com motor 1.0 turbo flex e transmissão automática de seis marchas.
Impensável há alguns anos em utilitários esportivos, a motorização com apenas um litro de cilindrada hoje é oferecida em outros dois modelos dessa categoria: o T-Cross, também da VW, e o Chevrolet Tracker.
Entre o fim deste ano e o início de 2021, o Jeep Renegade vai se juntar ao time.
Apesar de pequenos, os motores do trio se valem de turbocompressor para entregar potência e torque compatíveis com o rendimento de unidades aspiradas maiores - isso tudo a rotações mais baixas e com menor consumo de combustível.
Os representantes da Volks acrescentam injeção direta à receita. Trata-se de outra estratégia para elevar a eficiência e a quantidade de quilômetros rodados a cada litro de gasolina ou etanol.
Nivus e T-Cross compartilham o propulsor de um litro e três cilindros, que rende 128 cv e 20,4 kgfm de torque - disponíveis a partir de apenas 2.000 rpm.
Já o 1.0 do Tracker, também tricilíndrico, entrega 116 cv e 16,8 kgfm, igualmente a 2.000 rotações.
Qual dos três oferece menor consumo?
Segundo medição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Metrologia), a vantagem, por margem apertada, é do Chevrolet.
De acordo com o instituto, o Tracker LT 1.0, única versão a combinar motor 1.0 turbo e câmbio automático (de seis velocidades), tem médias de 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina comum. Abastecido com etanol, os números caem para 8,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.
Essa configuração do Tracker pesa 1.228 kg e traz rodas de liga leve de 16 polegadas.
A dupla da Volks praticamente empata em relação ao consumo, mas perde para o utilitário da Chevrolet.
Com o derivado do petróleo, o Nivus faz 10,7 km/l e 13,2 km/l, contra 7,7 km/l e 9,4 km/l se utilizar etanol.
Por sua vez, o T-Cross 1.0 automático crava 10,8 km/l e 13,4 km/l com gasolina e 7,6 km/l e 9,5 km/l com o combustível extraído da cana-de-açúcar.
Pesando cerca de 1,2 tonelada, o Nivus é aproximadamente 100 kg mais leve do que o "irmão maior".
Os dados dos representantes da VW consideram rodas de 17 polegadas de liga de alumínio - a montadora não disponibilizou o consumo específico do Nivus com rodas aro 16.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.