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Carros 'encapados' e marcações no piso: como é concessionária anti-covid-19

Revendas estão funcionando em horário limitado e seguindo protocolos - Vitor Matsubara/UOL
Revendas estão funcionando em horário limitado e seguindo protocolos
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Reabertura das concessionárias em SP veio acompanhada de medidas contra Covid-19
  • Lojas tem marcações para distanciamento e carros com proteções nas superfícies de contato
  • Protocolos de higienização e proteção são seguidos por todas as revendas do Estado

A reabertura das concessionárias em São Paulo trouxe uma nova realidade para lojistas e clientes.

Além do expediente limitado (e fora dos chamados "horários de pico"), diversas medidas foram tomadas para garantir um distanciamento social.

Mais do que uma condição para garantir a volta às atividades, as medidas buscam evitar a propagação do coronavírus.

UOL Carros esteve na concessionária Brasilwagen no bairro de Moema, em São Paulo (SP), para falar com o primeiro comprador do VW Nivus. E se deparou com uma realidade bem diferente do que estamos acostumados a ver em uma concessionária.

Sem máscara, nada feito

Concessionária VW 1 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Aviso na porta é claro: cliente precisa estar com máscara para entrar
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Um aviso fixado do lado de fora da loja pede para que os clientes respeitem o distanciamento dentro do showroom. Logo na entrada, um funcionário se encarrega de receber o cliente e realiza a medição da temperatura, algo que já se tornou corriqueiro na maioria dos lugares, pelo menos durante a pandemia.

Obviamente o cliente precisa estar com máscara para ser atendido. Marcações estão espalhadas por todo o showroom indicando a distância mínima a ser mantida. Como era de se esperar, atendimentos são realizados em pé ou em mesas com uma distância considerável entre cliente e consultor de vendas.

Concessionária 2 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Marcações no piso mostram distância mínima a ser respeitada
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Notamos também a presença de vários frascos de álcool em gel em cima das mesas e das demais áreas comuns da revenda, inclusive no espaço dedicado ao café.

Por falar neste local, não há mais a cordialidade de o vendedor servir água ou cafézinho ao cliente. A orientação é que o próprio cliente faça isso para evitar contato.

Proteção em todos os lugares

Concessionária 4 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Fachada da revenda Brasilwagen, que já traz o novo logotipo da VW
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Todos os funcionários usam máscaras e alguns deles também estavam com o face shield, a proteção plástica para evitar respingo de gotículas de saliva no rosto.

Uma equipe de colaboradores se encarrega de realizar periodicamente a desinfecção das áreas comuns do ambiente e dos veículos.

Não havia mais do que seis veículos no local, mas por conta do novo padrão de exposição. A revenda foi uma das primeiras do Brasil a adotá-lo, ostentando até o novo logotipo da VW que estreia no Nivus.

Todos os carros estavam com as maçanetas externas protegidas por algumas camadas de filme plástico.

Concessionária 5 - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Interior dos veículos tem proteções nas superfícies de contato
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A mesma coisa acontece no interior: volante, maçanetas, manopla de câmbio e alavanca do freio de estacionamento estavam "encapados", assim como os bancos. A concessionária ainda estava de portas fechadas durante nossa visita, mas a promessa é que a proteção é trocada a cada vez que um cliente deixa o veículo.

Bom ressaltar, inclusive, que as medidas não estão sendo adotadas apenas na rede Volkswagen.

Todas as montadoras e até a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) fez o "Guia de Orientações Contra o Coronavírus", uma cartilha com práticas para previnir o Covid-19 e informações direcionadas ao setor de distribuição de veículos.