SUVs líderes de vendas: veja quais bombaram com PCDs e versões que micaram
Junho foi marcado pela lenta retomada das vendas de veículos, com a reabertura das concessionárias e o retorno da produção nas fábricas - seguindo os protocolos de segurança contra o coronavírus.
Dentre os SUVs, as versões específicas para clientes PCD (pessoas com deficiência) foram responsáveis por uma parcela considerável dos emplacamentos no mês passado.
Dos cinco líderes da categoria em junho, a configuração PCD foi a mais vendida de quatro modelos.
Com base em dados fornecidos pela consultoria Jato do Brasil, que discriminam os licenciamentos por versão, câmbio e motorização, apontamos a configuração mais emplacada e aquela que "micou" do quinteto: Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Jeep Compass.
Volkswagen T-Cross
O modelo da VW foi o utilitário esportivo compacto líder em vendas no mês de junho, com 5.463 exemplares licenciados.
A versão que liderou na preferência dos consumidores foi a Sense, voltada a clientes PCD e que tem preço abaixo do teto de R$ 70 mil - elegível, portanto, à isenção total de ICMS, IPI e IPVA para este público.
Foram emplacadas 2.868 unidades do T-Cross Sense ou 52,5% do total. Essa versão é equipada com motor 1.0 turbo flex de 128 cv e câmbio automático de seis marchas.
Por outro lado, a configuração menos vendida no mês que passou foi a 200 TSI com transmissão manual de seis velocidades e a mesma motorização: com preço sugerido de R$ 90,7 mil, somou apenas 13 licenciamentos no mês que passou.
Enquanto o T-Cross traz a alternativa de câmbio manual, o recém lançado VW Nivus chegou ao mercado exclusivamente com versões automáticas - justamente por conta da baixa procura por modelos com pedal de embreagem na sua faixa de preço.
Jeep Renegade
O SUV compacto da Jeep ficou em segundo lugar no ranking de junho, acumulando 4.092 exemplares licenciados.
A versão responsável por mais da metade das vendas foi justamente a voltada a pessoas com deficiência, que acumulou 2.110 emplacamentos ou 51,6% do total. Também custa menos de R$ 70 mil.
Traz motor 1.8 flex de 139 cv e câmbio automático de seis marchas.
Já a opção menos vendida do Renegade no período foi a topo de linha Trailhawk, com somente 127 exemplares comercializados.
Essa configuração tem preço sugerido de R$ 152.990 e traz motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio automático de nove velocidades. Também conta com tração integral sob demanda e suspensões elevadas para rodar longe do asfalto.
Chevrolet Tracker
O mês passado foi o melhor da história do Tracker no Brasil em volume de emplacamentos: foram licenciadas 4.075 unidades no período, um recorde.
Contribuiu e muito o lançamento recente da nova geração do utilitário esportivo de entrada da Chevrolet.
Da mesma forma que o T-Cross e o Renegade, a versão mais emplacada do Tracker em junho foi a PCD, somando 1.385 unidades - ou aproximadamente 1/3 do total.
Essa configuração também tem preço abaixo de R$ 70 mil e dá direito a todas as isenções previstas para pessoas com deficiência.
Traz motor 1.0 turbo flex de 116 cv e câmbio automático de seis marchas.
Já o Tracker que "micou" foi justamente a versão de entrada, equipada com o mesmo motor, porém gerenciado pelo câmbio manual de seis velocidades.
Foram comercializados apenas 41 exemplares dessa configuração.
Hyundai Creta
O quarto SUV compacto mais vendido no mês que passou foi o Creta, que acumulou 3.277 emplacamentos.
A versão destinada a clientes PCD também foi a mais vendida, com 2.727 unidades, o que corresponde a nada menos do que 83% das vendas totais.
Essa opção traz motor 1.6 flex de 130 cv e transmissão automática de seis marchas.
Repetindo os três concorrentes já citados, o Creta que "micou" nas concessionárias foi o Attitude, equipado com o mesmo motor, com a diferença de trazer câmbio manual de seis velocidades.
Essa configuração teve 67 emplacamentos em junho.
Jeep Compass
O quinto colocado no ranking de junho dentre os SUVs compactos foi o Compass, que teve 3.234 vendas no período.
Único modelo do quinteto com preços sugeridos acima de R$ 100 mil, o SUV médio não conta com uma versão específica para clientes PCD.
A configuração mais emplacada no mês passado foi a intermediária Longitude flex, equipada com motor 2.0 de 166 cv mais câmbio automático de seis velocidades. Tem preço sugerido de R$ 134.990 e tração dianteira.
Foram licenciados 1.138 exemplares dessa versão, que correspondem a 35,2% de todas as vendas do modelo no período.
A configuração Trailhawk, que traz propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cv e tração integral, foi a que menos vendeu: foram comercializadas 116 unidades dessa versão, equipada com transmissão automática de seis marchas.
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