Bronco x Compass: comparamos novo SUV da Ford com líder do segmento no país
Resumo da notícia
- Bronco Sport será importado para o Brasil em 2021
- SUV tem porte parecido com o de seu futuro rival, o Jeep Compass
- Veículo importado para cá deve trazer o motor 1.5 EcoBoost
A nova geração do Ford Bronco não é interessante apenas para os americanos.
O projeto global será vendido no Brasil, onde deve desembarcar a partir de 2021. Por aqui, ele deve competir no segmento de SUVs médios, onde o Jeep Compass reina desde 2016.
Embora fatores como o preço devam restringir a briga às versões mais caras do Compass, ambos têm muitas semelhanças. Por isso, UOL Carros lista as principais características dos SUVs que vão travar uma briga interessante nas nossas ruas.
Dimensões:
O Bronco Sport tem 4,38 metros de comprimento, 2,08 m de largura (incluindo os espelhos retrovisores), 1,78 m de altura e distância entre-eixos de 2,67 m.
As dimensões são muito parecidas com as do Compass, que tem 4,41 m de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,63 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.
Motorizações
Os SUVs seguem fórmulas parecidas: motores menores com turbocompressor.
O lançamento da Ford será vendido em duas motorizações nos EUA. Por aqui, a fabricante deve trazer o 1.5 EcoBoost turbo de três cilindros e injeção direta, que entrega 184 cv a 6.000 rpm e 26,3 kgfm a 3.000 rpm. A transmissão é automática de oito marchas.
Já o Compass é oferecido com motores 2.0 flex de até 166 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv. Futuramente, as configurações flex devem trazer o inédito 1.3 Firefly turbo, que deve entregar mais de 150 cv quando abastecido com etanol.
Capacidade off-road
A gente sabe que donos de SUV não costumam botar seus carros na lama. Porém, se alguém quiser fazê-lo, os dois carros devem ter comportamentos semelhantes.
Segundo a Ford, o Bronco Sport tem 19,8 centímetros de vão livre do solo. Os ângulos de entrada e saída são de 21,7 graus e 30,4 graus, respectivamente. A capacidade de imersão é de até 60 cm, de acordo com a fabricante - maior até que a do Jeep Wrangler. A tração é 4x4 com sete modos e traz bloqueio dos diferenciais.
No caso do Compass Trailhawk (que é a versão mais indicada para vencer trechos no fora-de-estrada), a tração também é integral e a altura livre do solo é de 21,8 centímetros. Os ângulos de entrada e de saída são de 28,9 graus e 31,9 graus, respectivamente. A Jeep afirma que o SUV é capaz de transpor trechos alagados de até 48 centímetros, pouco perto do futuro rival.
Equipamentos
É verdade que o Bronco Sport não é tão "extremo" como o Bronco normal, e justamente por isso traz muitos itens de conforto e conveniência.
A Ford afirma que o SUV terá itens como sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, sensor de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, alerta de permanência em faixa, câmera de ré e faróis com facho alto automático de série.
O Bronco Sport poderá vir ainda com piloto automático adaptativo, assistente de manobra de evasão e central multimídia com reconhecimento de comandos de voz. É provável que as unidades importadas para cá sejam completas, sem opcionais.
A versão mais completa do Compass é a S, que traz piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, sensor de pontos cegos e frenagem autônoma de emergência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.