Delivery de carro: como montadoras e lojas mudaram forma de vender veículos
Resumo da notícia
- Compra de veículo novo ou usado pode ser fechada de forma totalmente remota
- Banco BV incentiva lojistas a oferecer serviço de entrega de carro seminovo
- Clientes da Hyundai podem receber carro 0km na comodidade do lar
O coronavírus trouxe uma situação inédita para a indústria automotiva. Além da paralisação de todas as fábricas do país, concessionárias e lojistas precisaram improvisar e arranjar soluções para manter as vendas (ou pelo menos tentar amenizar os prejuízos) em tempos de pandemia.
O Banco BV decidiu lançar um serviço chamado "#LevamosAtéVocê", no qual todo o processo de compra de um veículo pode ser realizado sem sair de casa. E isso inclui até a entrega do carro no endereço desejado - como acontece nos serviços de delivery de alimentos.
"O veículo usado tem uma característica diferente do novo porque é preciso conhecê-lo melhor e até fazer um test drive. Por isso, percebemos que havia um apetite do consumidor em comprar um veículo, mas também um medo de exposição por conta da pandemia. Assim, nós intensificamos os trabalhos de um planejamento que já havia sendo realizado há três anos", diz Fernanda Gasciarino, gerente executiva de Produtos do Banco BV.
As lojas parceiras do site "MeuCarroNovo" que aderiram ao formato foram orientadas a utilizar as ferramentas digitais para interagir com o cliente.
O Banco BV afirma que fotos e chamadas de vídeo para apresentar o carro anunciado estão entre as opções para que o cliente possa conhecer o veículo em detalhes. A contratação do financiamento e a assinatura do contrato também podem ser realizadas de forma virtual.
Todas as etapas são de responsabilidade do lojista, incluindo a entrega do carro, que deve ser realizada seguindo os protocolos de higienização e distanciamento social.
Segundo Fernanda, o "#LevamosAtéVocê" já apresenta resultados positivos e o BV trabalha para que o serviço continue sendo oferecido mesmo após a pandemia.
"Hoje 1.700 lojas estão participando dessa ação e identificamos que o interesse dos usuários é de até 21% a mais em relação aos lojistas que não aderiram à ação", afirma.
Sem sair de casa
As montadoras também aderiram à comodidade de levar o carro até a casa do cliente.
Em maio, a Hyundai lançou o Hyundai Express, serviço oferecido para a compra dos modelos HB20 e Creta de maneira totalmente remota. Neste caso, porém, as concessionárias também podem levar o carro até o cliente para a realização de um test drive, se assim ele desejar.
A comodidade faz parte de um processo de compra que foi dividido pela Hyundai em seis etapas. Ele começa com a montagem do veículo pela internet e prossegue com o atendimento virtual de um vendedor por meio de aplicativo de mensagem com videochamadas.
Após a realização do test drive, a concessionária pode realizar uma avaliação online do veículo seminovo na troca, simular o financiamento e, finalmente, entregar o carro novo na casa do comprador.
"O cenário atual desafia o modo de consumidores e revendas de carros fazerem negócio. O Hyundai Express é a maneira de todas as nossas concessionárias atenderem os clientes com total segurança, sem a necessidade de deslocamentos e com maior comodidade", afirma Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.