Veja prós e contras do novo Peugeot 208 contra Onix, HB20 e Ka
Resumo da notícia
- Hatch será feito na Argentina e chega ao Brasil em breve
- Carro terá versão elétrica, mas configurações 'normais' virão com motor 1.6 16V
- Preço inicial deve ficar na faixa de R$ 65 mil
O novo Peugeot 208 está entre os lançamentos mais importantes (e esperados) de 2020. Chegaria ao país em maio, mas o coronavírus fez a PSA mudar os planos. Assim, o hatch deve estrear por aqui apenas em setembro.
Quando desembarcar no Brasil, o modelo não terá vida fácil. Precisará enfrentar pesos pesados como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, atualmente os três modelos mais vendidos do país. Sem contar outros nomes expressivos, como VW Polo e Fiat Argo.
Por isso, UOL Carros lista as armas que o 208 traz para encarar o trio de ferro do segmento de hatches. E também lembra das fraquezas do futuro compacto diante da concorrência.
Preço
Há alguns meses, UOL Carros conheceu e avaliou o novo 208 na Argentina. Na ocasião, a fabricante disse que o 208 terá quatro versões de acabamento: Like, Activ, Allure e Griffe.
A versão topo de gama Griffe deve custar por volta de R$ 84 mil. Já a versão de entrada Like não deve sair por menos de R$ 65 mil. Já a configuração elétrica e-GT deve passar dos R$ 100 mil.
Atualmente, Onix, HB20 e Ka estão na faixa de R$ 50 mil até quase R$ 80 mil. Se as estimativas realmente se confirmarem, o 208 encararia os hatches compactos premium, como o VW Polo.
Design
Eis o maior trunfo do novo 208. O visual do hatch será idêntico ao do modelo vendido na Europa. As linhas arrojadas trouxeram uma nova identidade visual à marca no segmento de compactos, uma vez que o novo 2008 (que também será vendido aqui, possivelmente em 2021) segue a mesma linha.
Há também referências a outros modelos da marca. Na traseira, as lanternas com três refletores são unidas por uma faixa preta, como no 3008. A dianteira, por sua vez, traz estilo vindo de alguns carros-conceito da Peugeot. Por dentro, o 208 terá o conceito i-Cockpit, presente no modelo atual.
Motorizações
O novo 208 traz um importante diferencial para a categoria: será o único hatch da categoria com motorização elétrica. Com 136 cv e torque máximo de 26,5 kgfm, ele precisa de 8,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h e equipará a versão esportiva e-GT.
Porém, a notícia ruim é que as demais versões serão equipadas com o veterano 1.6 16V que equipa o atual 208. A potência é de 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,1 kgfm com ambos os combustíveis e a única opção de transmissão será a automática de seis marchas.
A ausência do motor 1.2 turbo de 130 cv pode ser uma desvantagem diante de Onix e HB20, que trazem versões com motorizações 1.0 turbo. O Ka também dispensa o turbocompressor, mas traz o bom 1.5 de até 136 cv com etanol.
Equipamentos
A versão topo de gama do novo 208 promete trazer uma generosa lista de equipamentos. Destaques para o painel em 3D, alerta de saída de faixa e o sistema de frenagem autônoma de emergência, sendo os dois últimos presentes também no HB20.
O hatch da Peugeot ainda vem com carregador de celular por indução (disponível no Onix Premier), faróis full LED, reconhecimento de placas de trânsito e sensor de fadiga. A central multimídia terá tela tátil de 7 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.
Na segurança, o 208 terá 6 airbags (possivelmente só na versão mais cara) e controles de estabilidade e de tração. O Onix.também oferece estes itens, mas eles são de fábrica desde a versão de entrada. HB20 e Ka são vendidos apenas com quatro bolsas infláveis.
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