Kia Sonet: SUV menor do que o VW Nivus está nos planos para o Brasil
A categoria de SUVs pequenos é a que mais tem crescido no Brasil e hoje a Kia não tem um representante para disputar esses clientes.
Porém, está nos planos da marca trazer ao País um modelo indiano com dimensões menores do que as do Volkswagen Nivus, mas com proporções bem típicas de um utilitário esportivo.
Trata-se do Sonet, apresentado como conceito em fevereiro no Salão de Nova Déli e cuja versão definitiva será revelada no dia 7 de agosto.
Procurada, a Kia do Brasil informa que "é intenção trazer esse modelo ao Brasil", mas não há ainda uma previsão de quando ele viria para cá.
A montadora sul-coreana divulgou um teaser do modelo, confirmando que a versão final será bem parecida com o protótipo pré-série.
Destaque para a grade "3D" em forma de "nariz de tigre", para os faróis de LED com desenho arrojado e e para as lanternas traseiras, também de LED, unidas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas.
O conceito exibe pintura em dois tons, para conferir o aspecto de "teto flutuante", enquanto a coluna traseira lembra bastante o desenho do Volvo XC40.
As dimensões ainda não foram divulgadas. Porém, como a base do Sonet é a mesma do Hyundai Venue, comercializado nos Estados Unidos, espera-se que tenha tamanho, se não idêntico, ao menos parecido: 4,03 m de comprimento, 1,77 m de largura, 2,50 m de distância entre-eixos e 1,60 m de altura. A capacidade do porta-malas do Venue é de 350 litros.
A título de comparação, o VW Nivus, crossover derivado do Polo, mede, respectivamente, 4,27 m, 1,76 m, 2,57 m e 1,49 m. O porta-malas do Nivus também é maior: 415 litros.
Bem equipado e com turbo
Não foram ainda reveladas imagens do interior. Igualmente, a expectativa é de que traga elementos presentes na cabine do Venue e oferece boa lista de equipamentos nas versões mais completas, como teto solar, recarga de celular sem fio, ar-condicionado automático, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e central multimídia com tela tátil de 10,25 polegadas.
Até som da Bose o Sonet deve oferecer.
Quanto à motorização, as apostas recaem sobre três opções: 1.0 turbo, 1.2 aspirado e 1.5 turbodiesel. Já o câmbio, ao menos no mercado indiano, deve ser manual de seis marchas ou automático de sete velocidades.
Na Índia, onde será produzido, o Sonet será posicionado abaixo do Seltos, SUV de porte um pouco maior e preços a partir de 989 mil rúpias (aproximadamente R$ 68,9 mil na conversão direta, de acordo com o câmbio de ontem).
O Seltos virá para nosso mercado - antes da pandemia, a previsão era de que estreasse aqui no segundo semestre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.