Caoa Chery Tiggo 8: conheça o novo SUV de 7 lugares por dentro e por fora
Resumo da notícia
- SUV tem 7 lugares, motor turbo de 187 cv e farta lista de equipamentos
- Carro será vendido em versão única; preço promocional é de R$ 156,9 mil
- Feito no Brasil, Tiggo 8 tem até câmera com visão em 360º
O Caoa Chery Tiggo 8 já está entre nós.
Fabricado em Anápolis (GO), o modelo promete ser uma alternativa interessante no segmento de SUVs médios. E mais do que isso: ele é uma das poucas opções do mercado com espaço para sete pessoas.
Assim como a maioria de seus carros, a Caoa Chery "lotou" o SUV de equipamentos. Some tudo isso a uma agressiva estratégia de preço: o SUV será vendido pelo valor promocional de R$ 156,9 mil por tempo limitado. É um belo desconto de quase R$ 12 mil, já que o valor "original" é de R$ 168,6 mil.
Por isso, UOL Carros foi até uma concessionária da marca para conhecer o Tiggo 8 de perto e traz os mínimos detalhes do SUV. Confira!
Primeira impressão
O Tiggo 8 estava em uma área mais escondida da concessionária, onde chegou na última quarta-feira (12).
Apesar de ter visitado o local logo depois do horário de almoço, a reportagem de UOL Carros se deparou com alguns clientes interessados na novidade, incluindo uma família que rodeava o SUV.
O carro impressiona bastante pessoalmente - bem mais do que nas fotos, aliás.
O design tem linhas elegantes. Diferente de projetos de outras marcas chinesas, o Tiggo 8 não tem estilo rebuscado, algo que também acontece nos lançamentos mais recentes da Caoa Chery. O SUV tem presença e parece ser bem maior do que realmente é.
Porte imponente
O utilitário esportivo é o modelo mais luxuoso da marca no país. Para a empresa, Volkswagen Tiguan Allspace e Mitsubishi Outlander são seus principais rivais.
As dimensões fazem o SUV brigar em condições de igualdade com os concorrentes: são 4,70 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,70 metro de altura e distância entre eixos de 2,71 metros.
As linhas são equilibradas e proporcionais. A grade frontal tem pequenos elementos retangulares cromados, lembrando um pouco o estilo presente em modelos como o VW T-Cross. Um friso horizontal percorre toda a grade e serve de "base" para os bonitos faróis.
A parte inferior do para-choque frontal possui quatro luzes de LED de iluminação diurna em cada lado. Perto delas estão duas falsas tomadas de ar, que dão um visual mais esportivo ao conjunto.
Atrás, o SUV traz lanternas interligadas por uma régua que traz o logotipo da Caoa Chery no centro. As luzes seguem o formato mais horizontal e lembram um "C" estilizado. A tampa traseira é grande e a maçaneta para abri-la fica em uma posição um pouco baixa. Em contrapartida, o porta-malas possui abertura e fechamento elétricos.
As rodas de 18 polegadas são elegantes e combinam com a proposta mais sóbria do veículo.
É espaçoso?
Abro a porta e me deparo com um acabamento de ótima qualidade. As peças de revestimento são bem encaixadas e não há espaço para imitações de madeira e outros detalhes controversos. Até os apliques simulando aço escovado nas laterais das portas são de bom gosto.
Os bancos são bem aconchegantes e aparentemente confortáveis em viagens longas. A posição de dirigir não é excessivamente alta, mas oferece a sensação de imponência tão cobiçada pelos fãs de SUVs.
No banco traseiro, o espaço é bom para pernas e ombros. Há duas saídas de ar-condicionado e entrada USB para quem viaja atrás.
A fabricante orienta que o acesso à terceira fileira seja realizado pelo lado direito do veículo, já que, por esse lado, o banco desliza para a frente e é totalmente rebatido. Só é necessária uma dose extra de força para regular sua inclinação após o uso.
Segundo a marca, o porta-malas tem capacidade volumétrica de 1.930 litros com as duas fileiras de bancos rebatidas e 889 litros sem a terceira fileira de bancos. Se ela estiver em uso, o compartimento abriga apenas 193 litros.
Quais são os equipamentos?
A versão única TXS tem itens como ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, carregador de celular por indução, painel digital com tela de 12,3 polegadas e seletor de modos de condução (Eco ou Sport).
A visibilidade é boa e o motorista conta com o auxílio do prático sistema de câmeras com visão em 360 graus. Ele possibilita visualizar o carro em duas ou três dimensões, sendo que, no segundo modo, o veículo é projetado na tela da própria central. Basta movimentar seu dedo para a direção desejada que o visor mostra o Tiggo 8 de praticamente todos os ângulos.
A central multimídia possui uma tela tátil de 10,2 polegadas e a navegação pelos menus poderia ser mais intuitiva. Em compensação, a tela é bem responsiva ao toque dos dedos e o visual é bem moderno.
O carro fica devendo itens de assistência de condução, como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Até porque estes equipamentos podem ser encontrados em carros de categorias inferiores.
Motor moderno
O Tiggo 8 tem um motor 1.6 turbo de 187 cv e torque máximo de 28 kgfm, disponíveis entre 2.000 e 4.000 rpm. É equipado com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas.
O câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas tem alavanca pequena do tipo "joystick". As posições "D", "R" e "N" são selecionadas por toques para frente e para trás, enquanto a posição "P" fica em um botão na própria manopla.
Infelizmente, ainda não foi desta vez que pudemos dirigir o SUV, já que a concessionária ainda não tinha unidades para test-drive. De toda maneira, pelo conjunto da obra, o Tiggo 8 parece ter boas credenciais para incomodar os rivais.
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