Topo

Porsche Panamera muda pouco no design, mas ganha potência e versão híbrida

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/08/2020 10h00

Resumo da notícia

  • Modelo muda pouco no design, mas melhorias nas motorizações e tecnologias
  • Nova versão 4S E-Hybrid é única confirmada para o Brasil - por enquanto
  • Panamera Turbo S agora tem 630 cv e é novo recordista de Nürburgring

A Porsche apresentou hoje (26) o novo Panamera. Praticamente sem mudanças visuais, o carro traz novidades em sua gama de versões e nas especificações técnicas.

Novidade na área

Panamera 4S E-Hybrid 1 - Divulgação - Divulgação
Nova versão 4S E-Hybrid é a única confirmada para o Brasil - por enquanto
Imagem: Divulgação

A grande novidade fica por conta da versão 4S E-Hybrid, que inicialmente é a única com importação confirmada para cá. Com estreia prevista para o início de 2021, ela será vendida por R$ 649 mil.

O Panamera 4S E-Hybrid traz um motor elétrico de 100 kW (136 cv) integrado à transmissão PDK de oito velocidades com dupla embreagem, e o motor 2.9 V6 biturbo de 440 cv. A potência combinada é de 560 cv com torque máximo de 76,5 kgfm.

Dessa maneira, o carro precisa de 3,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h com o pacote Sport Chrono. A velocidade máxima é de 298 km/h.

A capacidade bruta da bateria subiu de 14,1 para 17,9 kWh e os modos de condução foram "otimizados para uma utilização de energia ainda mais eficiente".

A autonomia do 4S E-Hybrid é de até 54 quilômetros em modo 100% elétrico, segundo o ciclo WLTP EAER City. No caso do ciclo NEDC, o número sobe para até 64 km.

Motorizações mais potentes

Panamera 2021 1 - Divulgação - Divulgação
Perua Sport Turismo também recebeu mudanças mecânicas
Imagem: Divulgação

As mudanças começam já nas versões Panamera e Panamera 4, que agora são equipados com o conhecido motor V6 biturbo de 2,9 litros em todos os mercados do mundo. São 330 cv e 45,9 kgfm de torque máximo.

Diversas melhorias foram realizadas nas motorizações das versões mais esportivas.

Assim, o Panamera GTS entrega 480 cv (20 cv a mais do que seu antecessor) e 63,2 kgfm de torque máximo.

Se o GTS ainda não é suficiente, o Panamera Turbo S recebeu melhorias no motor 4.0 V8 biturbo, que rende 630 cv (incremento de 80 cv frente ao modelo antigo) com torque máximo de 83,6 kgfm (aproximadamente 5 kgfm a mais).

A fabricante diz que o sedã vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos. Com esses números, o modelo estabeleceu o novo recorde da pista de Nürburgring Nordschleife na categoria "carros executivos, obtendo o tempo de 7 minutos, 29 segundos e 81 milésimos.

Eletrônica revisitada

Panamera 2021 2 - Divulgação - Divulgação
Cabine também não sofreu mudanças drásticas
Imagem: Divulgação

A Porsche afirma que alguns sistemas foram aprimorados ou até "desenvolvidos desde o início".

O sistema de gerenciamento ativo de suspensão (chamado de Porsche Active Suspension Management, ou simplesmente PASM) traz uma "perceptível melhora no conforto de amortecimento".

Já o controle do sistema elétrico de estabilização de rolagem da carroceria (Porsche Dynamic Chassis Control Sport, ou PDCC Sport) "garante uma maior estabilidade da carroceria".

Mudou pouco

Panamera 2021 3 - Divulgação - Divulgação
Mudanças no visual foram bem sutis
Imagem: Divulgação

Se as mudanças mecânicas foram bem abrangentes, o design se manteve quase inalterado. Agora, a linha Panamera traz o estilo Sport Turismo, identificado por grades exclusivas nas tomadas de ar, aberturas de resfriamento laterais maiores e módulo luminoso dianteiro formando uma barra única.

A versão Turbo S se diferencia pelas tomadas de ar laterais maiores e pelos elementos com novo design na cor da carroceria. Na versão Turbo, as lanternas dianteiras ganharam novo estilo, enquanto atrás a faixa luminosa horizontal não possui emendas.

Os modelos GTS exibem os novos conjuntos luminosos traseiros escurecidos Exclusive Design de série com função dinâmica coming/leaving home. Por fim, as rodas de liga leve de 20 e 21 polegadas trazem novos desenhos, totalizando 10 diferentes estilos disponíveis.

Panamera 2021 4 - Divulgação - Divulgação
Agora são 10 opções de rodas de liga leve na gama
Imagem: Divulgação

Na conectividade, o Panamera traz novas funções e serviços no sistema Porsche Communication Management, incluindo aperfeiçoamentos no sistema de reconhecimento de comandos de voz e conexão a Apple CarPlay sem cabos.

Quanto à lista de equipamentos, o modelo agora vem com alerta de permanência em faixa e leitura de placas de trânsito de série. Piloto automático adaptativo, câmera de visão noturna, assistência de mudança de faixa, faróis em matriz de LED, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist) com câmera em visão de 360 graus e head up display também estão entre os itens da gama.