Conta-giros faz sentido em carro automático ou é só 'perfumaria'?
Resumo da notícia
- Conta-giros indica qual é a rotação que o motor está trabalhando
- Dirigir com giro elevado pode aumentar consumo e até causar problemas no motor
- Carros mais modernos possuem sistema que reduz aceleração para evitar danos no carro
Observe bem o painel de seu carro. Se ele for novo, são grandes as chances dele trazer dois relógios no painel: o velocímetro e o conta-giros.
É claro que todos sabem para que serve e como utilizar o velocímetro, mas você saberia responder qual é a função do conta-giros? E mais importante: sabe utilizá-lo corretamente? A maioria dos motoristas responderia que não.
Vamos por partes: o conta-giros nada mais é do que um indicador da quantidade de rotações por minuto que o motor do veículo está girando.
É por meio dele que o motorista identifica se está realizando as trocas de marcha na hora certa (especialmente em um carro com câmbio manual), desde que saiba qual é a faixa de rotação ideal para o motor do seu carro, seja para obter melhor desempenho ou maior economia de combustível.
Se você não sabe qual é a do seu veículo, vale consultar aquele livreto que muita esquece no fundo do porta-luvas chamado manual do proprietário.
"O papel do conta-giros é informar se você está conduzindo o carro na marcha correta para aquela velocidade. É ele que traz a informação mais importante nas competições, tanto que está sempre em destaque no painel por meio dos shift lights (luzes que indicam a rotação do motor e a hora certa de realizar a troca de marcha). As trocas de marcha no momento exato fazem com que você tire o máximo de rendimento do motor sem danificá-lo", afirma Beto Gresse, piloto e sócio da 2DRIVE, empresa especializada na realização de eventos de carros e motocicletas.
Siga as dicas
Não existe uma regra para todos os modelos, mas sabe-se que, quanto maior for a rotação do motor, maior também será o consumo de combustível.
Assim, se você não quiser ver o frentista com tanta frequência, vale a pena ficar de olho no conta-giros. Realizar as trocas em uma faixa de 2.500 a 3.000 rpm é a recomendação.
Evite também chegar à faixa vermelha, na qual o motor estará trabalhando em rotação elevada. Em modelos carburados, ela representaria uma ameaça à vida útil do motor, que estaria mais propenso a um desgaste prematuro das peças.
Uma dos problemas seria a chamada "flutuação" das válvulas, que ocorre quando as molas não têm força suficiente para fechar completamente as válvulas antes que o eixo de comando complete o ciclo e realize a abertura novamente. Assim, molas, válvulas e comando poderiam ser danificados e quebrarem.
Mas também é verdade que a utilidade do conta-giros já foi bem maior no passado. Isso porque, nos carros mais antigos, o motorista precisava controlar bem o pé no acelerador para evitar que o motor entrasse na faixa vermelha. Nos modelos mais modernos, os motores contam com um sistema que reduz o fornecimento de combustível para poupar o motor nestas situações.
Assim, quem dirige um veículo com câmbio automático dificilmente vai precisar consultar o conta-giros, até porque este tipo de transmissão realiza as trocas de forma independente. E mesmo que você decida dirigir seu carro no modo sequencial, dificilmente precisará recorrer ao instrumento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.