Fiat Elba de Tirullipa: conheça xodó que deixa BMW blindado na garagem
Hoje com 35 anos de idade, Tirullipa guarda com carinho o seu "xodó": uma Fiat Elba Weekend 1.5 azul que sua família adquiriu zero-quilômetro no fim de 1996, quando ele estava prestes a completar 12 anos e dava os primeiros passos na carreira.
Poucos meses antes, o então humorista mirim tinha acabado de ganhar projeção nacional com uma série de apresentações no "Programa do Gugu", fazendo imitações de Tiririca, seu pai.
Criado pela mãe e pela avó, Tirullipa ficou sete semanas seguidas fazendo a ponte aérea entre Fortaleza (CE), onde nasceu, e São Paulo para participar da atração.
A repercussão foi grande e em seguida surgiu o contrato com uma gravadora. Foi assim que sua família teve condições de colocar o primeiro automóvel na garagem.
"Pedimos carro e moradia boa, pois na época residíamos em uma favela. Pagaram R$ 20 mil e, pouco depois, nos levaram para morar em São Paulo. Quase todo o dinheiro foi usado na compra da Elba, ainda em Fortaleza", relembra.
Segundo o artista, a perua veio "completinha", até com ar-condicionado, e passou a ser usada na maratona de shows que tinha acabado de começar.
Curiosamente, a Elba zerada foi da última safra: o modelo deu lugar à Fiat Palio Weekend em 1997.
"Trouxemos a Elba em uma cegonheira para a capital paulista, onde morei durante cerca de cinco anos com minha mãe. Durante esse tempo, rodamos por todo o lado fazendo apresentações com esse veículo".
Com o passar do tempo, o humorista deixou de ser o "Tiririquinha" para adotar, ainda adolescente, o nome artístico que carrega até hoje.
No começo dos anos 2000, Tirullipa voltou a morar Fortaleza, onde ainda reside, e levou junto com ele a Elba azul.
"Queria sair da sombra do meu pai e fui encontrando o meu próprio caminho. Casei, tive duas filhas e comprei outros carros. O primeiro foi um Chevrolet Celta, depois, um Fiat Palio e, mais tarde, uma Toyota Hilux".
A picape foi o primeiro veículo zero que ele comprou após a perua da Fiat, que ficou com a mãe e o padrasto.
Perua faz mais sucesso do que BMW
Há cerca de três anos, Tirullipa trocou a Hilux por um BMW X6 2016 blindado - um "sonho" que ele mantém até hoje, sem se esquecer da velha Elba de guerra.
Recentemente, presenteou a mãe com um Hyundai HB20S automático zerado, com uma condição: pegar de volta seu primeiro carro, que passou por reforma e ganhou interior vermelho com detalhes brancos - contrastando com a carroceria azul.
A escolha não foi por acaso: essas são as cores do Fortaleza, time do coração de Tirullipa.
"O mesmo tempo que eu tenho de carreira essa Elba tem de vida. Ela conta uma parte importante da minha história e não vendo por dinheiro nenhum. Já recusei boas ofertas", conta.
"Fora as mudanças e alguns retoques na pintura, o carro é todo original e fica protegido por uma capa, enquanto não estou nem aí para o X6. Só uso o BMW em deslocamentos mais longos por questão de segurança, já que é blindado".
Para jogar futevôlei, ir para a academia e circular próximo ao condomínio onde mora, na Região Metropolitana de Fortaleza, o carro preferido é mesmo a Elba azul, vermelha e branca.
"Quando estou com o X6, ninguém olha. Com a Elba, o pessoal já reconhece o carro e buzina, pede para tirar foto comigo ao lado dela. É um barato. Instalei um som potente e o que mais toca é Tirullipa. Minha Elba já sabe todas as minhas piadas de cor", brinca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.