Doug DeMuro: youtuber bate 1 bi de visualizações testando carros estranhos
Registrados com apenas uma câmera, tripé e quase nenhuma produção, os testes de carros do norte-americano Doug DeMuro têm mais de 1,1 bilhão de visualizações no YouTube.
Desde o fim de 2013, quando decidiu se aventurar como youtuber, ele já avaliou mais de 500 veículos.
DeMuro dirige máquinas caras e exclusivas, como Rolls-Royce, Ferrari, McLaren e Porsche, mas não despreza modelos mais obscuros - a exemplo do Pontiac Aztec, que ganhou fama como um dos carros mais feios do mundo.
Na verdade, ele tem uma predileção pelo lado estranho dos automóveis.
Seu foco está nas 'curiosidades e características' dos veículos, como anuncia na abertura de cada postagem.
DeMuro destaca detalhes como funções inusitadas e compartimentos escondidos, além de explicações sem noção contidas no manual do proprietário - que ele se dá ao trabalho de ler antes de cada gravação, quando o livreto está disponível.
Tudo é apresentado com um senso de humor bem peculiar.
O youtuber de 32 anos também não poupa de críticas os automóveis que não lhe agradam - todos recebem nota item por item, no que chama de "Doug Score".
Bizarro é legal
Em conversa por e-mail com UOL Carros, DeMuro se diz apaixonado por carros "desde o nascimento" e admite que tem uma queda especial pelos mais esquisitos.
"Eu gosto dos carros estranhos, interessantes, que você não vê muito frequentemente. Esses são os que me deixam mais feliz. Para mim, os veículos mais excitantes que testei são também os mais bizarros", conta.
A maioria dos automóveis que ele destrincha no respectivo canal, que hoje tem mais de 3,7 milhões de inscritos, é cedida pelos donos ou por concessionárias e lojas multimarcas.
Ele destaca, dentre os modelos que testou, o Aston Martin Lagonda original. Lançado na década de 1980 com preço de aproximadamente US$ 370 mil (cerca de R$ 2 milhões na cotação de sexta-feira), o sedã é "o carro de luxo mais estranho de todos os tempos" na sua opinião.
A postagem feita em junho de 2018 acumula quase 5 milhões de visualizações.
Doug também elenca o esportivo Vector W8, o supercarro Bugatti Chiron, o raro e cultuado Porsche 959 e o luxuoso Rolls-Royce Phantom na lista de automóveis inesquecíveis que já dirigiu e são, de alguma forma, "bizarros".
Morador de San Diego, no sul da Califórnia, ele tem na garagem Ford GT 2005, Mercedes-Benz G500 Cabriolet 1999, Land Rover Defender 1997 e Kia Stinger GT 2018.
DeMuro conta que se formou em economia e esperava "trabalhar toda a vida em um escritório" até virar jornalista automotivo, como se autodefine.
Ele mesmo não sabe exatamente como sua audiência cresceu tanto - a ponto de chamar a atenção de personalidades como o apresentador e colecionador de carros Jay Leno, que Doug já visitou e entrevistou.
"Eu acho que as pessoas realmente querem ver as 'curiosidades e características' e tenho tido a oportunidade de mostrá-las em carros muito bacanas e especiais. Também acho que a audiência curte minha abordagem direta. Tem quase nada da minha vida pessoal, é sobre os carros. Creio que há interesse por uma personalidade genuína, sem excesso de produção nem de anúncios - o que considero um erro cometido por alguns youtubers".
DeMuro quase sempre aparece de camiseta e bermuda nas gravações, que seguem um roteiro fixo e exigem várias horas de preparação - durante as quais, literalmente, "estuda" as bizarrices do veículo.
Medindo mais de 1,9 m de altura, ele não demonstra constrangimento ao passar aperto no banco traseiro de esportivos. Sua cara de êxtase ao abrir e fechar a capota de conversíveis, acompanhada por trilha sonora típica de filme épico, já se tornou uma espécie de "marca registrada".
'Nerd' automotivo
Ele se considera um "nerd" e diz não se importar com eventuais críticas.
"Com certeza sou um 'nerd' automotivo. Alguns me consideram engraçado, outros acham que sou estranho e pateta. Não sou especialmente 'cool', com minhas roupas estúpidas e piadas às vezes idiotas, mas não dou a mínima. Geralmente, levo na esportiva. Quem se incomodar poderá assistir outra coisa".
Doug diz que tenta evitar veículos cedidos pelas fabricantes, embora eventualmente recorra ao expediente.
"Não gosto porque, sinceramente, acredito que essa fórmula carece de objetividade. Uma determinada montadora cede ao jornalista um veículo zerado durante uma ou duas semanas, com o tanque cheio e limpo, e pede que se faça um teste 'objetivo'. Ou manda o jornalista para um local exótico, hospedado em hotel bacana. Não acho isso certo. Banco minhas despesas em viagens de imprensa e evito carros de montadoras quando posso".
De acordo com DeMuro, os veículos de teste geralmente vêm até ele.
"Não acho certo procurar alguém dizendo 'ei, tenho alguns milhões de seguidores no YouTube, quero dirigir seu carro caro'. Prefiro que venham até mim, que o dono realmente entenda o formato e esteja genuinamente interessado que seu veículo apareça em meu canal", explica.
Pé de meia
Casado, Doug até se considera "celebridade, porém restrita a um pequeno círculo de amantes de carros". A audiência mensal, que ele afirma variar entre 22 milhões e 27 milhões de visualizações, o coloca a par de algumas personalidades televisivas e do cinema em termos de alcance.
"Sempre me pergunto quem assiste os meus vídeos. Será que o Brad Pitt vê? O presidente dos Estados Unidos, Bill Gates? Acredito que nunca saberemos!".
Mesmo assim, diz que não se deslumbra com o sucesso e com a remuneração proveniente de tantas visualizações.
Neste ano, iniciou a trajetória como empresário ao lançar o site de leilões Cars & Bids, especializado em modelos clássicos, raros e diferentes - todos produzidos a partir da década de 1980, quando nasceu. Ele afirma que a iniciativa é uma forma de buscar mais estabilidade.
"O Cars & Bids está indo muito bem, além das minhas expectativas. Em parte, decidi criá-lo por acreditar que o YouTube provavelmente não irá durar para sempre. Queria expandir um pouco meu horizonte e ter uma alternativa caso minha carreira como youtuber desacelere, o que deverá acontecer em algum momento. Meu foco é a comunidade automotiva mais jovem".
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