UTV: mistura de carro e quadriciclo não roda na rua e é febre em ralis
Resumo da notícia
- Veículo tem características de carro e quadriciclo e não pode rodar nas ruas
- Custo mais acessível e robustez atraem pilotos de rali
- Brasil já conquistou dois títulos do rali Dakar na categoria de UTVs
Faz alguns anos que os ralis foram "invadidos" por simpáticas criaturas. Elas não são grandes como um automóvel e nem tão pequenas quanto uma motocicleta. São os chamados UTVs.
A sigla "UTV" vem de "Utility Task Vehicle", algo como "veículo utilitário multitarefas, traduzindo para o português.
Traduzindo em miúdos, o UTV é uma espécie de meio termo entre um carro e um quadriclo. Isso porque base e motorização são parecidas com as de um quadriciclo, aqueles veículos com jeitão de moto feitos para trabalho no campo e lazer em trilhas.
Entretanto, o UTV conta com uma "gaiola", uma estrutura tubular que fica em volta da carroceria para proteger os passageiros em capotagens e acidentes. Essa característica, aliás, permite que dois passageiros (piloto e navegador, no caso de ralis) se acomodem no veículo.
Assim como os quadriciclos, os UTVs não podem ser emplacados e, portanto, não estão autorizados a circular em vias públicas.
Custos mais em conta
A confiabilidade mecânica e o preço estão entre os principais atrativos de quem utiliza um UTV para competir.
No caso da Can-Am, uma das maiores fabricantes de quadriciclos e UTVs do mundo, o modelo de competição mais acessível parte de R$ 94.990.
O Maverick X3 Turbo já vem "preparado de fábrica" para encarar trilhas e obstáculos complexos com facilidade. Seu motor turbo de 120 cv precisa movimentar apenas 672 kg, o que resulta em uma relação peso/potência de impressionantes 5,6 kg/cv.
A altura livre do solo é de 35,6 cm e o conjunto de suspensão e amortecedores é feito para suportar impactos. Pneus e rodas também são especiais para performance.
Adaptado aos ralis
O modelo mais sofisticado da Can-Am é o Maverick X3 X RS Turbo RR. Por R$ 129.990, ele tem 195 cv e sistema com quatro modos de tração: dianteira e três modos de 4x4.
Assim como no X3 Turbo, os amortecedores são fabricados pela Fox, uma das marcas mais renomadas do setor. O sistema de freios tem discos ventilados nas quatro rodas.
O desempenho do UTV nos ralis, aliado ao custo mais acessível em comparação a um automóvel, vêm atraindo muitos pilotos e navegadores antes acostumados com os carros.
O Brasil é bicampeão da categoria no rali Dacar. Em 2017, Leandro Torres e Lourival Roudan conseguiram um feito histórico ao vencerem a prova no ano de estreia dos UTVs. Foi o primeiro título conquistado por brasileiros no rali mais famoso e difícil do mundo.
No ano seguinte, foi a vez dos experientes Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin repetirem a dose na classificação geral.
No Rally dos Sertões, a participação dos UTVs é cada vez maior. Nomes como Helena Deyama, bicampeã de Rally Cross Country, estão entre os que vão se aventurar na edição deste ano.
Versões 'normais'
Os UTVs também possuem modelos mais "mansos" para uso recreativo em trilhas e até trabalho no campo.
A linha Defender, também da Can-Am, começa em R$ 75.990. Possui um motor de 50 cv e pode rebocar até 1.134 kg. A capacidade de carga útil é de 680 kg, quase o mesmo de uma Volkswagen Saveiro Robust.
Além das dimensões, as diferenças para uma picape leve convencional estão na suspensão reforçada para enfrentar qualquer tipo de terreno, inclusive com tração 4x4 e diferencial dianteiro autoblocante - itens indisponíveis nos veículos comerciais.
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