'Vaga Móvel' leva anúncios de emprego colados em carro para a periferia
O servidor público Carlos D'Avila, mais conhecido como Kaká D'Avila, de Porto Alegre (RS), encontrou uma forma inusitada de ajudar pessoas que estão desempregadas durante a crise do coronavírus a conseguirem se recolocar no mercado de trabalho. Ele criou o "Vagas Móvel".
Em um carro emprestado de um amigo, ele cola folhas de papel com vagas de emprego e vai até bairros da periferia levando as oportunidades aos moradores. Os anúncios são colados com fitas adesiva e preenchem todo o veículo, desde portas, capô até o porta-malas.
"Muita gente está sem emprego e sem dinheiro para pegar um ônibus e ir até a área central procurar uma vaga e com isso acaba desistindo. A ideia foi ajudar e facilitar para essas pessoas que estão precisando de uma oportunidade", diz.
Ao chegar no bairro de destino, Kaká estaciona o veículo e as pessoas se aproximam para ver as vagas e analisar se elas se enquadram em alguma. Muitas aproveitam para anotar e também fotografar com celular as oportunidades que estão sendo oferecidas.
"As pessoas anotam, veem vagas para elas e também para um vizinho ou um familiar que está precisando e não está no bairro naquele momento. Elas ficam muito felizes em poder tentar uma nova oportunidade", conta Kaká.
Segundo Kaká, as vagas oferecidas são repassadas para ele através de agências de emprego. As oportunidades de trabalho são em diversos ramos como pedreiro, mestre de obras, marceneiro, frentista, cuidadora de idosos, higienizadora, babá, vendedor, atendente de telemarketing, gerente de loja, entre inúmeras outras.
"Trabalhei três anos em agências de recrutamento, então tenho muito contato com o pessoal das agências da cidade. Sempre que surgem vagas eles me mandam, eu imprimo, colo no carro e vou até às pessoas", explica Kaká.
Empregos conquistados
Segundo o funcionário público, em 20 dias do projeto "Vagas Móvel", percorrendo os bairros mais distantes 14 pessoas já conseguiram emprego devido à ação.
"As pessoas sempre me procuram para me dar um retorno e contar que conseguiram voltar ao mercado de trabalho. É uma felicidade enorme", diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.