Navio tombado com 4 mil carros recebe estacas gigantes antes de fatiamento
Após um problema em uma âncora ter atrasado o fatiamento do navio Golden Ray, de propriedade da Hyundai Glovis, a mais nova estratégia da equipe responsável por fazer a extração do cargueiro naufragado na costa do estado norte-americano da Geórgia é utilizar três longas estacas para travar a embarcação.
Os trabalhos para a alocação das estacas começaram no último domingo. As três - de 23 metros de comprimento e 121 cm de diâmetro - se juntam a um sistema de suporte estrategicamente posicionado que estabilizará o navio guindaste VB 10.000 quando ele corta o Golden Ray para remoção. Além das estacas, outras quatro âncoras ajudarão a estabilizar o navio.
Cada corte no Golden Ray levará cerca de 24 horas para ser finalizado, e o trabalho não pode cessar até a conclusão. O guindaste VB 10.000 içará cada peça separada para outra embarcação, que irá retirar os pedaços do local.
Os custos da operação de salvamento descrita como a mais cara da história dos Estados Unidos pela Guarda Costeira são pagos pelo proprietário e pela seguradora do navio.
Com 200 metros de comprimento, o Golden Ray está entre as ilhas de St. Simons e Jekyll desde 8 de setembro de 2019. Dentro dele estão 4.200 veículos, a maior parte da fabricante Kia - pertencente à Hyundai.
De acordo com investigações, com base em gravações e depoimentos da tripulação, o acidente aconteceu durante uma manobra brusca e teria sido causado por má distribuição da carga.
Todos os 24 membros da tripulação foram resgatados com vida - algo considerado um "milagre" pela Guarda Costeira dos EUA.
O processo de fatiamento deve durar cerca de oito semanas, se tudo correr bem.
O prejuízo do naufrágio para a Hyundai Glovis passa dos US$ 80 milhões (R$ 447,5 milhões na cotação de hoje), embora o cargueiro e a respectiva carga estejam cobertos por seguro.
Quais veículos estão dentro do cargueiro
Quais são os modelos de automóveis que estão dentro do navio? E qual será o destino deles?
De início, é importante dizer que, apesar de a empresa responsável pelo navio ser a Hyundai Glovis (braço de logística da empresa sul-coreana), um porta-voz da empresa afirmou que a carga não conta com carros da marca - e sim com automóveis da Kia e de outras montadoras globais.
Oficialmente não foi divulgada uma lista com os modelos atingidos, mas alguns indícios ajudam a trazer luz sobre quais os carros que aguardam dentro do navio.
Fotos divulgadas sobre o interior do navio mostraram alguns dos veículos submersos e danificados. E as imagens permitem constatar que, dos mais de 4.000 carros nunca rodados, há exemplares fabricados pela General Motors. Analisando duas fotos, conseguimos identificar os SUVs grandes Tahoe e Suburban, da Chevrolet.
Muito populares nos EUA, os dois utilitários esportivos não são comercializados oficialmente no Brasil. No mercado norte-americano, o Tahoe tem preços sugeridos a partir de US$ 49 mil (R$ 274 mil no câmbio de hoje) e o Subarban, com chassi alongado, custa desde US$ 51,7 mil (R$ 289 mil).
Ambos podem ser equipados com até nove assentos e motor 6.2 V8 de 426 cv na linha 2020.
Quanto aos carros da Kia, o local do acidente ajuda a deduzir quais são os modelos atingidos. O porto de Brunswick fica bem próximo à fábrica da montadora em West Point, Geórgia, onde são fabricados os modelos Telluride e Sorento, outros SUVs de grande porte; e o sedã Optima.
Dos três, apenas o Sorento é vendido no Brasil, com preço a partir de R$ 199.990. O destino do MV Golden Ray era Baltimore, nos Estados Unidos, de onde os carros seriam exportados a países do Oriente Médio.
Qual será o destino dos veículos
Durante o processo de desmontagem do MV Golden Ray, que será cortado em partes com o auxílio de uma espécie de motosserra enorme, parte dos automóveis no seu interior será também fatiada.
Estima-se, inclusive, que haja incêndios durante o processo, por conta do atrito das correntes contra o metal e da presença de fluidos inflamáveis nos carros, como gasolina e lubrificantes.
A Hyundai Glovis informa que vai tentar salvar quantos veículos for possível, embora a maior parte deva ser transformada em sucata para reciclagem.
Quanto ao MV Golden Ray, após ser cortado em fatias, o barco será encaminhado a um estaleiro na Louisiana para ser reciclado ou eventualmente remontado.
Outro navio já foi fatiado com carros dentro
Essa não será a primeira vez na qual um cargueiro naufragado com automóveis zero no seu interior terá de ser cortado em fatias.
Em dezembro de 2002, o navio MV Tricolor foi atingido por outra embarcação após deixar o porto de Zeebrugge, na Bélgica, rumo a Southampton, na Inglaterra - de onde seguiria viagem para os Estados Unidos.
A cerca de 30 km da costa francesa, o Tricolor tombou com uma carga de centenas de carros de luxo das marcas Volvo, BMW e Saaab.
Para tirar o navio gigante do local, e evitar mais danos ambientais após a constatação de um vazamento de óleo, o cargueiro também foi cortado em fatias, igualmente com os automóveis no seu interior, utilizando técnica semelhante - também aplicada no resgate do submarino russo Kursk, em 2001.
No caso, os carros foram vendidos como sucata após o resgate.
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