Topo

Hummer vira superpicape elétrica de 1.000 cv para encarar Tesla Cybertruck

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/10/2020 21h47

Resumo da notícia

  • Picape pode vir com três motores elétricos na versão mais cara
  • Versão topo de linha custará o equivalente a R$ 630 mil
  • Picape vem com modo que permite veículo 'andar de lado'

A General Motors apresentou na noite de hoje (20) a nova geração do Hummer.

Agora sob a marca GMC, o modelo relança o nome consagrado entre os anos 90 e 2000, quando deu origem a uma linha completa de SUVs e picapes.

Desta vez, o GMC Hummer EV é uma superpicape elétrica com três motores, capazes de gerar uma potência de nada menos do que 1.000 cv e torque instantâneo de incríveis 158,9 kgfm, segundo a fabricante.

Entretanto, alguns veículos da imprensa norte-americana questionam a veracidade destes números, (especialmente o torque), como a revista "Car and Driver".

Anti-Cybertruck

Hummer EV 1 - Divulgação - Divulgação
Picape elétrica promete vencer obstáculos off-road com facilidade
Imagem: Divulgação

Seja como for, a GM afirma que o Hummer EV leva apenas 3 segundos para ir de 0 a 96 km/h, um número digno dos melhores superesportivos do mundo. De quebra, o tempo seria praticamente o mesmo dos 2,9 segundos informados pela Tesla no Cybertruck.

Outro ponto que deixa ainda mais evidente a pretensão de bater de frente com a criação de Elon Musk é o sistema Super Cruise. Trata-se de um sistema de condução semiautônoma capaz de detectar até situações nas quais o veículo poderia mudar de faixa, realizando a sinalização adequada antes de executar a manobra por conta própria.

O Hummer EV conta com um sistema de tração nas quatro rodas chamado CrabWalk. Ele permite que as rodas dianteiras e traseiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, permitindo uma movimentação na diagonal para transpor certos tipos de obstáculos.

Facilidades no off-road

Hummer EV 3 - Divulgação - Divulgação
Hummer EV pode vir com pneus de até 37 polegadas
Imagem: Divulgação

A suspensão adaptativa a ar traz a função Extract Mode, que eleva a carroceria a aproximadamente 150 milímetros para facilitar a transposição de trechos rochosos ou alagados.

Os pneus todo-terreno são de 35 polegadas e podem ser trocados por um conjunto de até 37 polegadas. Segundo a GM, com eles a picape pode realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e atravessar áreas alagadas de até 610 milímetros de profundidade.

Existe ainda um sistema de câmeras frontais e traseiras instaladas por baixo da carroceria. Por meio delas o motorista consegue posicionar o veículo da maneira apropriada para vencer obstáculos.

De acordo com a GM, a autonomia do Hummer EV pode chegar a 563 quilômetros. O veículo pode ter suas baterias recarregadas em carregadores ultrarrápidos, obtendo 160 quilômetros de autonomia em apenas 10 minutos.

Preço salgado

Hummer EV 2 - Divulgação - Divulgação
Nova versões da picape serão lançadas nos próximos anos
Imagem: Divulgação

A picape elétrica será lançada nos Estados Unidos apenas em 2021. Inicialmente ela será vendida na versão Edition1, que custará salgados US$ 112.595, ou quase R$ 630 mil em conversão direta.

Esta configuração será equipada com vários acessórios, incluindo amortecedores adaptativos, pneus de 35 polegadas, blindagem na parte inferior do veículo e o sistema CrabWalk.

Em 2022 chega a versão EV3X por US$ 99.995, ou aproximadamente R$ 559 mil. A versão virá com três motores elétricos, suspensão adaptativa a ar, modo CrabWalk e sistema de vetorização ativa de torque.

Outras duas versões serão lançadas nos dois anos seguintes: em 2023 estreia o Hummer EV2X, que será movido por dois motores elétricos. Seu preço será de US$ 89.995, ou R$ 502.883.

E em 2024 será a vez do EV2, versão de entrada que custará US$ 79.995 - ou aproximadamente R$ 447 mil.