Hummer vira superpicape elétrica de 1.000 cv para encarar Tesla Cybertruck
Resumo da notícia
- Picape pode vir com três motores elétricos na versão mais cara
- Versão topo de linha custará o equivalente a R$ 630 mil
- Picape vem com modo que permite veículo 'andar de lado'
A General Motors apresentou na noite de hoje (20) a nova geração do Hummer.
Agora sob a marca GMC, o modelo relança o nome consagrado entre os anos 90 e 2000, quando deu origem a uma linha completa de SUVs e picapes.
Desta vez, o GMC Hummer EV é uma superpicape elétrica com três motores, capazes de gerar uma potência de nada menos do que 1.000 cv e torque instantâneo de incríveis 158,9 kgfm, segundo a fabricante.
Entretanto, alguns veículos da imprensa norte-americana questionam a veracidade destes números, (especialmente o torque), como a revista "Car and Driver".
Anti-Cybertruck
Seja como for, a GM afirma que o Hummer EV leva apenas 3 segundos para ir de 0 a 96 km/h, um número digno dos melhores superesportivos do mundo. De quebra, o tempo seria praticamente o mesmo dos 2,9 segundos informados pela Tesla no Cybertruck.
Outro ponto que deixa ainda mais evidente a pretensão de bater de frente com a criação de Elon Musk é o sistema Super Cruise. Trata-se de um sistema de condução semiautônoma capaz de detectar até situações nas quais o veículo poderia mudar de faixa, realizando a sinalização adequada antes de executar a manobra por conta própria.
O Hummer EV conta com um sistema de tração nas quatro rodas chamado CrabWalk. Ele permite que as rodas dianteiras e traseiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, permitindo uma movimentação na diagonal para transpor certos tipos de obstáculos.
Facilidades no off-road
A suspensão adaptativa a ar traz a função Extract Mode, que eleva a carroceria a aproximadamente 150 milímetros para facilitar a transposição de trechos rochosos ou alagados.
Os pneus todo-terreno são de 35 polegadas e podem ser trocados por um conjunto de até 37 polegadas. Segundo a GM, com eles a picape pode realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e atravessar áreas alagadas de até 610 milímetros de profundidade.
Existe ainda um sistema de câmeras frontais e traseiras instaladas por baixo da carroceria. Por meio delas o motorista consegue posicionar o veículo da maneira apropriada para vencer obstáculos.
De acordo com a GM, a autonomia do Hummer EV pode chegar a 563 quilômetros. O veículo pode ter suas baterias recarregadas em carregadores ultrarrápidos, obtendo 160 quilômetros de autonomia em apenas 10 minutos.
Preço salgado
A picape elétrica será lançada nos Estados Unidos apenas em 2021. Inicialmente ela será vendida na versão Edition1, que custará salgados US$ 112.595, ou quase R$ 630 mil em conversão direta.
Esta configuração será equipada com vários acessórios, incluindo amortecedores adaptativos, pneus de 35 polegadas, blindagem na parte inferior do veículo e o sistema CrabWalk.
Em 2022 chega a versão EV3X por US$ 99.995, ou aproximadamente R$ 559 mil. A versão virá com três motores elétricos, suspensão adaptativa a ar, modo CrabWalk e sistema de vetorização ativa de torque.
Outras duas versões serão lançadas nos dois anos seguintes: em 2023 estreia o Hummer EV2X, que será movido por dois motores elétricos. Seu preço será de US$ 89.995, ou R$ 502.883.
E em 2024 será a vez do EV2, versão de entrada que custará US$ 79.995 - ou aproximadamente R$ 447 mil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.