SSC Tuatara chega a 532 km/h e é novo carro mais veloz do mundo
Cada vez mais os números vão aumentando. O norte-americano SSC Tuatara conseguiu superar a marca de velocidade do Koenigsegg Agera RS e se tornou o novo modelo de produção mais veloz do mundo. Ele alcançou uma média de 508,7 km/h em duas tentativas, com uma velocidade máxima de 532,9 km/h.
O Agera RS tinha 447,2 km/h de média com velocidade máxima de 457,5 km/h. O Tuatara superou até mesmo o Bugatti Chiron - que por ser um protótipo e ter alcançado sua velocidade de 490,4 km/h numa pista de testes, não entra no ranking que era ponteado pelo Agera RS.
O SSC escolheu um trecho de pouco mais de 11 km da State Route 160 perto da cidade de Pahrump, Nevada, como o local da tentativa. Obviamente, a estrada estava fechada. Estiveram presentes fiscais do Guinness World Records, que checaram os dados de maneira independente e confirmaram que o SSC realmente quebrou o recorde mundial.
Para que o registro seja válido, o carro deve fazer tentativas em direções opostas com uma hora de intervalo entre elas, levando em conta as mudanças de vento e elevação na estrada.
Piloto responsável pelo teste, Oliver Webb disse que o vento foi o maior inimigo nas tentativas de recorde e que o modelo poderia ter ido ainda mais rápido.
"Definitivamente há mais no carro. E com melhores condições, sei que poderíamos ter ido mais rápido", disse Webb.
"Quando me aproximei de 532 km/h, o Tuatara subiu quase 32 km/h nos últimos cinco segundos. Ainda estava indo bem. Como eu disse a Jerod Shelby, o carro não estava perdendo a força ainda. Os ventos laterais são tudo o que nos impede de perceber o limite do carro."
O Tuatara tem motor V8 biturbo de 5,9 litros e 1.750 cv de potência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.