Topo

Acordo bilionário prevê exibição de carros em novelas da Globo; veja quais

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

22/10/2020 04h00

Caoa e Rede Globo fecharam um acordo comercial bilionário de patrocínio das novelas das 21h até 2023. E essa parceria não ficará restrita às inserções publicitárias nos intervalos e plataformas digitais. O UOL Carros apurou que veículos da montadora serão exibidos nos folhetins e aparecerão sendo utilizados por personagens.

Os carros serão cedidos à Globo no regime de comodato. Os modelos escolhidos inicialmente foram os SUVs Tiggo 7 e o recém-lançado Tiggo 8, da Caoa Chery.

Ainda não está confirmado quando os modelos aparecerão nas novelas. Isso porque, por causa da pandemia de coronavírus, a Globo exibirá reprises até os primeiros meses de 2021, quando o folhetim "Amor de Mãe" retornará para sua reta final - as gravações já estão ocorrendo.

O acordo entre Caoa e Globo ainda prevê, ao longo de três anos, quase 2 mil inserções comerciais, entre vinhetas na novela, comerciais e breaks exclusivos. Também terá compra de mídia durante a programação diária da emissora, além de peças publicitárias nas plataformas digitais.

Os montantes do acordo não foram divulgados oficialmente pelas duas partes. A reportagem, porém, apurou que o valor líquido se aproxima de R$ 1 bilhão, enquanto o valor de mercado de mídia ultrapassa os R$ 2 bilhões.

O acordo comercial entre a Globo e as montadoras para exibição de veículos em suas atrações não é uma novidade. Nas novelas, por exemplo, já ocorreu em 2012, quando oito modelos da Kia foram utilizados por personagens de 'Avenida Brasil': Optima, Sorento, Sportage, Carnival, Carens, Cadenza, Picanto e Soul.

O mesmo ocorre nas edições do reality show Big Brother Brasil, em que o patrocínio da Fiat faz com que veículos da marca participem de provas e sejam dados como prêmios aos participantes.