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Hummer não é o primeiro: GM já teve elétricos comerciais da década de 10

Caminhão elétrico "Model" da GMC - Reprodução
Caminhão elétrico "Model" da GMC Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/10/2020 12h39

Se você é daqueles fãs de carro que gosta de uma boa curiosidade, certamente vai achar interessante saber que o novo GMC Hummer EV não será o primeiro modelo elétrico da marca de veículos de grande porte. Com lançamento marcado para 2021, ele seguirá uma dinastia de carros elétricos que foi abandonada há mais de 100 anos.

Em seu início, na década de 1910, GMC tinha uma linha de veículos elétricos comerciais que levavam o nome de "Model".

Assim, a GMC chamava seu veículo elétrico de meia tonelada de Model 1, o maior - de seis toneladas - de Model 12, e o médio de 1,5 tonelada, naturalmente, sendo o Model 3. Sim, você leu certo: 104 anos antes do lançamento do sedã Model 3 da Tesla a GMC tinha um veículo elétrico também chamado Model 3.

Na época, serem silenciosos e necessitarem de pouca manutenção - especialmente em comparação com os primeiros motores de combustão interna - tornaram estes modelos elétricos da GMC atraentes para os caminhoneiros. Os três veículos compuseram 39,8% das vendas da GMC em 1913.

Entretanto, com o motor a combustão interna melhorando, em pouco tempo estes primeiros elétricos foram ficando obsoletos, e deram lugar aos poucos às unidades motrizes habituais. Em 1916, as vendas eram apenas de 3,2% do total da GMC.

De qualquer forma, isso mostra que a montadora voltará às raízes de certa forma a partir do ano que vem.