Autorama: hobby tem semelhanças com automobilismo e clima de nostalgia
Resumo da notícia
- Carrinhos podem ser adquiridos por valores a partir de R$ 500
- Pilotos precisam realizar ajustes em seus carrinhos antes da cada prova
- Concentração e precisão nos controles são essenciais na prática
Toda noite é o mesmo ritual: as máquinas são cuidadosamente preparadas antes de entrar na pista.
É possível realizar ajustes finos antes de correr, mudando até o comportamento nas curvas. Durante as provas, os olhos dos competidores não desgrudam da pista, onde é difícil acompanhar a velocidade dos carros.
A descrição do parágrafo anterior podia se referir a uma prova de uma categoria do automobilismo como a Fórmula 1. E é quase isso: estou na Parolu Automodelismo, simplesmente um dos "templos" dos fãs de autorama e que desde 1977 funciona no Itaim Bibi, em São Paulo.
Lá, aficionados se reúnem pelo menos uma vez por semana para fazerem o que mais gostam: acelerar seus carrinhos.
Preparação como nos carros
Estamos falando de um hobby relativamente acessível. Os modelos mais baratos partem de R$ 500, mas é possível investir até R$ 5 mil em projetos mais elaborados.
Mas não basta colocar os carrinhos na fenda certa e acelerar. Antes disso existe um ritual de preparação que consiste em lubrificar algumas partes, realizar a limpeza do contato e passar um produto nos pneus para aumentar a aderência.
Cada piloto possui seu acelerador, que costuma ser calibrado de acordo com sua preferência. É possível alterar a sensibilidade do gatilho, atuação dos freios e até o torque nas curvas. Ou seja, todo piloto de autorama (ou automodelismo de fenda, se preferir) precisa ter um lado de mecânico e preparador.
Clima amistoso
UOL Carros acompanhou uma noite de treinamento na Parolu. Embora não estivéssemos em uma competição (como os campeonatos nacionais e até internacionais que costumam acontecer lá), o clima era de empolgação.
Apesar da competitividade, todos se ajudam e brincam entre si. Eis uma das principais diferenças para o automobilismo, onde os pilotos não interagem por motivos óbvios, já que cada um está em seu carro.
No dia da nossa visita foram realizadas duas provas com três competidores cada, mas até oito pessoas podem correr ao mesmo tempo. Foram duas baterias com três minutos de duração em cada fenda (são oito no total) e os carrinhos relargam do ponto onde pararam quando o cronômetro foi zerado.
Antes de cada largada os pilotos colam pequenos adesivos na carenagem dos bólidos com a mesma cor da fenda onde estão correndo. É uma forma de identificar onde o carrinho deve ser recolocado após perder o controle - nada mais do que uma dica para os responsáveis por recolocá-los no lugar. E é bom que eles estejam atentos, já que qualquer vacilo significa a perda de segundos preciosos na prova.
Se a primeira corrida entre os amadores já causa espanto em quem não está familiarizado com o hobby, a prova dos profissionais é de encher os olhos. A velocidade é a mesma, mas erros são muito mais raros. Não é raro, aliás, que a diferença entre os pilotos seja de poucos milésimos de segundo na bandeirada final.
Valores acessíveis
A Parolu possui três pistas, sendo que uma delas (a Blue King, com 47 metros) atende aos padrões internacionais do automodelismo de fenda. Existem ainda a pista plana (onde acompanhamos as provas) e uma pista específica para réplicas.
Além de locação das pistas, o local também realiza a venda de bolhas e uma grande variedade de peças para os praticantes do hobby - até porque a Parolu também fabrica alguns componentes.
O campeonato da F-Koford é realizado sempre às quartas-feiras. Quem quiser correr paga R$ 40 por 20 minutos de locação do equipamento completo. Caso o competidor já tenha o equipamento, o valor é de R$ 50 pela diária.
Serviço:
Parolu Automodelismo
Endereço: Avenida Santo Amaro, 214 - Itaim Bibi - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3845-8638
WhatsApp: (11) 98502-2456
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.