Argentino converte Smart em modelo elétrico com sistema de controle remoto
Técnico eletromecânico especializado em robótica, o argentino Gonzalo Viera investiu cerca de 300 mil pesos (cerca de R$ 22 mil na cotação atual) para transformar seu Smart Fortwo em um veículo elétrico e com sistema de controle remoto.
É importante dizer que o modelo também foi fabricado com motorização elétrica, no entanto apenas a versão a gasolina chegou na Argentina, já que o mercado de elétricos no país não é difundido como na Europa. No entanto, o modelo a combustão tem a mesma plataforma da versão elétrica, facilitando assim sua conversão.
Com uma corrente de 48 volts (oriunda de quatro baterias de 12 volts e 200 amperes), o modelo tem 20 cv, velocidade máxima de 75 km/h e autonomia de três horas. "Não são as baterias ideais para este carro, porque são pesadas, mas também funcionam muito bem. Idealmente, eu usaria baterias de lítio, mas meu orçamento não permitia. Com baterias de lítio a autonomia aumentaria em 100%", falou o criador ao Autoblog argentino.
Para recarregar o carro é só conectá-lo a uma rede monofásica de uma casa. O modelo consome como uma geladeira com freezer, segundo Gonzalo.
O plus do modelo é o fato de possuir controle remoto, que pode ser operado pelo proprietário a pequenas distâncias. "Se chover e eu não quiser me molhar quando chegar mais perto do carro, agora posso fazer o carro chegar mais perto de onde estou", explica o técnico.
O sonho de Gonzalo com o projeto é iniciar a construção de veículos elétricos em série do zero, com chassis, carroceria, baterias e etc, gerando empregos na cidade de Rosário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.