Começa fatiamento de navio tombado com 4 mil carros; equipe prevê explosões
Após 14 meses do seu naufrágio, nos arredores da ilha de Saint Simons, na costa da Geórgia (EUA), finalmente o cargueiro MV Golden Ray começou a ser fatiado - juntamente com a respectiva carga de 4,2 mil automóveis.
O guindaste gigante encarregado de cortar a embarcação em oito pedaços começou o fatiamento ontem. A Guarda Costeira estima que os trabalhos vão levar aproximadamente uma semana, dependendo das condições climáticas.
Uma multidão de moradores locais e turistas acompanha o resgate, adiado sucessivas vezes por diversos fatores, como o contágio de integrantes da equipe por coronavírus e a temporada de furacões.
De acordo com a emissora local "News4Jax", o corte do cargueiro, que tombou de lado, utiliza correntes e começou embaixo d'água.
Quando fatiamento alcançar a superfície, há a expectativa ocorrem faíscas, fogo e explosões, audíveis a quilômetros de distância - já que os carros no interior do navio ainda contêm materiais inflamáveis como gasolina, óleo lubrificante e baterias.
Além disso, os veículos trazem fluido de arrefecimento. Para mitigar a eventuais danos ambientais, a área no entorno do navio foi isolada. Equipes estão de plantão para conter incêndios e recolher fragmentos do navio e dos automóveis - bem como produtos poluentes que inevitavelmente irão vazar durante o processo.
Tombado em 8 de setembro de 2019, o MV Golden Ray pertence à Hyundai Glovis. De acordo com investigações, com base em gravações e depoimentos da tripulação, o acidente aconteceu durante uma manobra brusca e teria sido causado por má distribuição da carga.
Todos os 24 membros da tripulação foram resgatados com vida - algo considerado um "milagre" pela Guarda Costeira..
O prejuízo do naufrágio para a Hyundai Glovis passa dos US$ 80 milhões (R$ 447,5 milhões na cotação de hoje), embora o cargueiro e a respectiva carga estejam cobertos por seguro.
Quais veículos estão dentro do cargueiro
Quais são os modelos de automóveis que estão dentro do navio? E qual será o destino deles?
De início, é importante dizer que, apesar de a empresa responsável pelo navio ser a Hyundai Glovis (braço de logística do conglomerado sul-coreano), um porta-voz da companhia afirmou que a carga não inclui carros da marca - e, sim, automóveis da Kia e de outras montadoras globais.
Oficialmente não foi divulgada uma lista com os modelos, mas alguns indícios ajudam a trazer luz sobre quais permanecem dentro do navio.
Fotos divulgadas do seu interior já naufragado mostraram alguns veículos submersos e danificados. E as imagens permitem constatar que, dos mais de 4.000 carros nunca rodados, há exemplares fabricados pela General Motors. Analisando duas fotos, conseguimos identificar os SUVs grandes Tahoe e Suburban, da Chevrolet.
Muito populares nos EUA, os dois utilitários esportivos não são comercializados oficialmente no Brasil. No mercado norte-americano, o Tahoe tem preços sugeridos a partir de US$ 49 mil (R$ 264,3 mil no câmbio de ontem) e o Subarban, com chassi alongado, custa desde US$ 51,7 mil (R$ 278,8 mil).
Ambos podem ser equipados com até nove assentos e motor 6.2 V8 de 426 cv na linha 2020.
Quanto aos carros da Kia, o local do acidente ajuda a deduzir quais são os modelos atingidos. O porto de Brunswick fica bem próximo à fábrica da montadora em West Point, Geórgia, onde são fabricados os modelos Telluride e Sorento, outros SUVs de grande porte; e o sedã Optima.
Dos três, apenas o Sorento é vendido no Brasil, com preço a partir de R$ 199.990. O destino do MV Golden Ray era Baltimore, nos Estados Unidos, de onde os carros seriam exportados a países do Oriente Médio.
Qual será o destino dos veículos
As oito fatias do Golden Ray e o que restar dos respectivos carros serão levados para reciclagem em um estaleiro no Estado da Louisiana.
A expectativa é de que a desmontagem das peças demore pelo menos dois meses.
A Hyundai Glovis informa que vai tentar salvar quantos veículos for possível, embora a maior parte deva ser mesmo transformada em sucata.
Outro navio já foi fatiado com carros dentro
Essa não será a primeira vez na qual um cargueiro naufragado com automóveis zero no seu interior terá de ser cortado em fatias.
Em dezembro de 2002, o navio MV Tricolor foi atingido por outra embarcação após deixar o porto de Zeebrugge, na Bélgica, rumo a Southampton, na Inglaterra - de onde seguiria viagem para os Estados Unidos.
A cerca de 30 km da costa francesa, o Tricolor tombou com uma carga de centenas de carros de luxo das marcas Volvo, BMW e Saaab.
Para tirar o navio gigante do local, e evitar mais danos ambientais após a constatação de um vazamento de óleo, o cargueiro também foi cortado em fatias, igualmente com os automóveis no seu interior, utilizando técnica semelhante - também aplicada no resgate do submarino russo Kursk, em 2001.
No caso, os carros foram vendidos como sucata após o resgate.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.